Segunda-feira, 27 de março de 2017

16/03/2017 - 16h38 / Atualizada 16/03/2017 - 16h42

Jornalismo promove aula inaugural nesta sexta-feira

O professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Antonio Hohlfeldt, ministra, nesta sexta-feira (17), a aula inaugural do Curso de Jornalismo e Mestrado em Jornalismo da UEPG. O tema abordado é “História da imprensa ibero-americana”. A aula é aberta ao público e acontece no pequeno auditório, no Campus Central, às 9h.

Com larga trajetória profissional, tendo atuado em jornais e emissoras de rádio no Brasil e no exterior, e participação junto a entidades científicas internacionais, Antonio Hohlfeldt assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) por duas gestões.

Professor dos programas de pós-graduação de Escrita Criativa e de Comunicação Social da PUC-RS, Antonio Hohlfeldt possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Letras pela PUC-RS (1991) e doutorado em Letras pela mesma universidade (1998). Ele atua nas áreas de Letras, com ênfase em literatura sul-rio-grandese e brasileira, e comunicação, especialmente em Teoria da Comunicação e História do Jornalismo. O professor realizou estágio pós-doutoral em 2008, na Universidade Fernando Pessoa (Portugal).

É autor de dezenas de livros, entre eles History of the press in portuguese-speaking coutries (2014), que conta também com organização de Jorge Pedro Sousa, Marialva Barbosa e Helena Lima, e Conceito e História do Jornalismo brasileiro, em coautoria com Rafael Valles.

A coordenadora do Mestrado em Jornalismo, professora Karina Janz Woitowicz, destaca a contribuição do professor para a pesquisa na área. “Com estudos de jornalismo em diversos países e vínculos com pesquisadores estrangeiros, o professor traz uma visão ampla sobre o processo de construção da história da mídia e oferece caminhos para o fortalecimento de pesquisas na pós-graduação”, observa.

História da imprensa Ibero-Americana

Prof. Dr. Antônio Hohlfeldt