Domingo, 30 de abril de 2017

20/03/2017 - 15h12 / Atualizada 20/03/2017 - 16h06

Docente da UEPG assume Comissão de Educação do Crea

A professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), engenheira civil Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, é a nova coordenadora da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) da entidade de classe. Gabriela Bahniuk também atua na Pró-Reitoria de Planejamento da UEPG, como diretora de Planejamento Físico.

A Ceap tem grande importância junto à comunidade da universidade por ter como finalidade apreciar os assuntos relativos à educação e ao ensino profissional no âmbito das profissões do Sistema Confea/Crea; propor soluções para estimular a qualidade acadêmica como um processo contínuo que reflete na qualificação profissional; e estreitar o relacionamento com o sistema educacional de nível médio e superior.

A Ceap também propõe e aprecia normas e procedimentos sobre habilitação e atribuição de títulos, atividades e competências profissionais; atribuição de títulos, atividades e competências profissionais decorrentes de cursos sequenciais de formação específica; educação continuada e critérios de uniformização técnico-administrativa de procedimentos voltados à habilitação e à atribuição de títulos, atividades e competências profissionais. Entre outras atividades, a Comissão também aprecia e delibera sobre todos os protocolos e processos que envolvem os assuntos de educação ou atribuição profissional que tramitam pelas Câmaras Especializadas ou Plenário.

Para Gabriela, neste ano de 2017 com certeza o desafio e o trabalho de maior impacto será o apoio da Ceap para a realização dos Seminários de implantação da Resolução 1073/2016, que envolverá todas as Regionais. Ela explica que a Ceap indicou no mínimo dois membros para participarem em cada Regional para a condução dos seminários. “Este é o desafio, pois é uma atividade que não é rotineira da comissão, tais como a instrução de processos de cadastro e atualização de instituições de ensino e de cursos ou instrução de processos de registro profissional e extensão de atribuição”, diz a coordenadora. Outro evento apoiado pela Ceap é o Fórum de Docentes, realizado pelo Crea-PR, através da indicação de membros para Comissão Organizadora.

fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-PR