Terça-feira, 22 de agosto de 2017

18/04/2017 - 15h03 / Atualizada 18/04/2017 - 16h33

Atividade de Medicina alerta para doenças reumatológicas

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

Acadêmicos do curso de Medicina, membros da Liga Acadêmica da Autoimunidade - LAAI, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveram ativiade relativa ao  'Dia de Conscientização sobre Doenças Reumatológicas', em 8 de abril, no Terminal Central de Transporte Coletivo de Ponta Grossa. A LAAI é coordenada pela professora Fabiana Mansani (Departamento de Medicina). Durante a atividade, no período da manhã, os alunos informaram a comunidade que circulou pelo local, sobre a prevenção ou a melhora da qualidade de vida dos pacientes com doenças reumáticas.

De acordo com a professora Fabiana Mansani, foram abordadas cerca de 200 pessoas que foram conscientizadas e informadas sobre os perigos da doença. "Algumas pessoas durante a abordagem nos relataram algumas dores. Então foram alertadas que poderia ser de cunho reumático, e que deveriam buscar atendimento junto as Unidades Básicas de Saúde próximas a suas residências".

A atividade teve a colaboração da Sociedade Paranaense de Reumatologia, que confeccionou o material informativo distribuído aos usuários do terminal. Estiveram presentes os professores do curso de Medicina, Marcelo Derbli Schafranski e Elisângela Gueiber Montes; também os acadêmicos Luiz Gustavo Rachid Fernandes e Andrey Biff Sarris, responsáveis pela coordenação discente da LAAI/UEPG.

A LAAI desenvolve atividades quinzenais, mais informações sobre as doenças reumatológicas, podem ser obtidas através do telefone 3220-3793 ou por e-mail laai.uepg@hotmail.com.

Doenças Reumatológicas

As doenças reumatológicas são comuns na população em geral, popularmente conhecidas como reumatismo. São prevalentes e representam o conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos articulações (juntas), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.

As doenças reumáticas não ocorrem só em idosos. Qualquer pessoa (crianças, jovens e adultos) pode ser acometida de algum tipo de doença reumática. Elas não dependem de cor, sexo ou idade e podem ser causadas ou agravadas por fatores genéticos, traumatismos, obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão e alterações climáticas. Esse grupo de doenças não é transmissível, não é contagioso e normalmente é acompanhado de dor.