Terça-feira, 27 de junho de 2017

« voltar

19/04/2017 - 15h35 / Atualizada 19/04/2017 - 16h51



Mestrado em História recebe inscrições até 28 de abril


por Mari Cleia Aparecida de Andrade

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) informa que, até 28 de abril, estão abertas as inscrições para o processo de seleção ao Mestrado Acadêmico em História com ingresso em agosto de 2017. O Programa oferece 24 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Instituições e sujeitos (12 vagas) e Discursos, representações:produção de sentidos (12 vagas).  

 A inscrição compreende duas etapas. Primeiro o preenchimento de ficha online no sistema eletrônico da UEPG no endereço https://sistemas.uepg.br./stricto/inscricao; e posteriormente a entrega de documentos. A não integralização dessas etapas invalidará a inscrição. A entrega dos documentos pode ser feita pessoalmente, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Acadêmica dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (SAPGS) Bloco da Reitoria - Propesp - Sala 11 - Campus de Uvaranas. Serão aceitas inscrições recebidas pelos Correios, via SEDEX, com carimbo de postagem no máximo até 28 de abril.

Os candidatos devem apresentar a seguinte documentação: formulário de inscrição devidamente preenchido; 2 fotos 3x4 coloridas e recentes; fotocópias autenticadas da certidão de nascimento ou de casamento, carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor; quitação do serviço militar; diploma e histórico do curso de graduação ou certificado de que concluirá o curso até a data da matrícula. A inscrição exige ainda currículo Lattes atualizado gerado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) com documentação comprobatória; e projeto de pesquisa. É de responsabilidade do candidato manter-se atento à divulgação da lista de deferimento da inscrição; e da lista de candidatos selecionados, bem como ao prazo de efetivação da matrícula.

Seleção

A primeira etapa do processo de seleção compreende a análise dos projetos pela linha de pesquisa, com caráter eliminatório. Na segunda etapa, será considerada a suficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), também com caráter eliminatório. Na terceira etapa, os candidatos farão a prova escrita, a partir da bibliografia indicada no edital de seleção, igualmente de caráter eliminatório e classificatório, com duração de quatro horas. Será aprovado na primeira fase o candidato que obtiver, na avaliação do projeto de pesquisa, nota igual ou superior a 7,0.

Todos os projetos inscritos serão analisados pelas linhas de pesquisa e serão selecionados para as etapas seguintes. Permanecerão somente os projetos que atenderem aos critérios de exequibilidade, pertinência à área de concentração, à linha de pesquisa e aos projetos de pesquisa em andamento no PPGH.

A prova escrita levará em consideração a clareza, a objetividade e a articulação do texto, bem como a atualização em relação à produção historiográfica. Já a Avaliação do Projeto de Pesquisa vai considerar a clareza, a objetividade e factibilidade do projeto bem como o domínio das questões propostas no projeto e análise do currículo Lattes de acordo com instrumento institucional previamente definido.

A classificação dos  candidatos dar-se à pela média aritmética das notas da prova escrita e da avaliação do Projeto de Pesquisa. No dia 11 de julho será divulgado o resultado final, os aprovados poderão fazer matrícula de 31/07 até 4/8/2017. A previsão do início das aulas é dia 09 e agosto de 2017.

Mais informações podem ser obtidas através do endereço pitangui.uepg.br/propesp/ppgh/pdf/2017/Edital042017.pdf.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2017 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG