Domingo, 22 de outubro de 2017

« voltar

20/04/2017 - 16h18 / Atualizada 20/04/2017 - 16h26



Pró-reitora participa de missão acadêmica Brasil/Peru


por Assessoria de Imprensa

 A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Osnara Maria Mongruel Gomes, representa a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na Missão Acadêmica “Intercâmbio Acadêmico Brasil/lPeru”, organizada pela Embaixada do Brasil em Lima, em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). A programação transcorre nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), com palestras, exposição e atividades artísticas no auditório e pavilhão da embaixada brasileira no Peru e espaços da PUCP. Inrtegram a missão 14 universidades brasileiras.

O evento tem o objetivo de promover maior contato entre as universidades e instituições de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como órgãos públicos ligados à educação superior no Brasil e no Peru. De acordo com a diretora executiva do GCUB, Rosana Valéria de Souza e Silva, visa também apresentar ao público peruano oportunidades e vantagens de fazer a graduação e a pós-graduação no Brasil. “A ideia é estabelecer pontes para uma agenda de médio prazo nas áreas de cooperação educacional, ciência, tecnologia e inovação”

Para o estabelecimento desse intercâmbio, nos dois diais do evento, serão realizadas apresentações institucionais e discussão de temas relevantes para a agenda de ambos os países; sessões de “matchmaking" (reuniões paralelas e simultâneas) entre IES peruanas e brasileiras; e uma feira aberta ao público, em que as IES brasileiras disponibilizarão materiais e informações para público acadêmico e estudantil sobre as vantagens e oportunidades de estudo no Brasil.

A pró-reitora Osnara Mongruel Gomes destaca a participação no evento, pela oportunidade de expor as áreas de excelência da UEPG, na graduação e pós-graduação, bem como avançar na política de internacionalização da instituição, estabelecendo novos convênios de cooperação acadêmica, científica e tecnológica com instituições peruanas. “Já temos uma forte presença de profissionais peruanos e de outros países da América Latina, que buscam capacitação, principalmente, nos nossos cursos de pós-graduação, por meio da parceria com o Grupo Coimbra e de acordos de cooperação com outros organismos e instituições”.

Na agenda do evento a professora Osnara Mongruel Gomes participou da apresentação da rede peruana de universidades; de palestras sobre a internacionalização da educação superior no Brasil; a experiência de mobilidade acadêmica na Aliança Pacífico; a experiência de intercâmbio e mobilidade nas instituições brasileiras, com exposição do GCUB; e a pesquisa científica no Peru e no Brasil. Também integrou atividades de grupos temáticos sobre boas práticas em programas de internacionalização e dupla titulação; estrutura institucional para pesquisa nas IES; e características e objetivos da integração entre IES na América Latina, entre outros assuntos. Ainda visitou a Feira ‘Estudia en Brasil’, organizada pelo GCBU.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2017 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG