Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

20/04/2017 - 17h48 / Atualizada 20/04/2017 - 17h48

Polícia Militar reforça segurança no Campus Uvaranas

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu, nesta quinta-feira (20), o 2º tenente Adriano Joel de Oliveira, comandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), sediado em Ponta Grossa. No encontro foram tratados assuntos referentes à segurança no Campus Universitário da UEPG em Uvaranas. Acompanharam a vista, os pró-reitores de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, e de Planejamento, Ariangelo Hauer Dias, e o prefeito do Campus Uvaranas, Ítalo Sérgio Grande.

Face ao registro recente de assaltos no Campus Uvaranas, o tendente Adriano de Oliveira informou o reitor sobre o plano de ação da Polícia Militar para dar mais segurança à comunidade universitária. “Destacamos uma viatura e equipe suplementar de policiais para um trabalho preventivo exclusivo no Campus Uvaranas”, relatou o oficial, comentando que este efetivo fará o policiamento do local todas as noites, reforçando o serviço tático já realizado por duas viaturas da Seção de Vigilância da UEPG.

Simultaneamente à atuação dessa equipe exclusiva, segundo o tenente, a PM dará continuidade a operações de policiamento preventivo e ostensivo de rotina nas áreas que circundam o Campus Uvaranas, com apoio também da Patrulha Escolar. O comandante da 1ª Cia. da PM afirma que o Bairro de Uvaranas registra o maior número de ocorrências policiais no município, devido ao seu crescimento tanto econômico como populacional. “Isso acaba atraindo a atenção dos criminosos”, observa, reforçando que o Campus Uvaranas é um dos locais com menor índice de ocorrências no bairro.

Além do policiamento, o tenente Adriano ainda apontou para outros aspectos que podem contribuir para a segurança no Campus Uvaranas. Cita, por exemplo, medidas simples como não transitar por locais de pouca circulação no horário noturno, principalmente; e evitar o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos nos espaços abertos do campus, como paradas de ônibus e estacionamentos. A orientação é andar sempre em grupos. Comentou também sobre a ‘arquitetura do crime’, apontando para situações que favorecem a ação dos marginais, como baixa iluminação e pontos de fuga rápida.

O reitor Luciano Vargas destaca a parceria da instituição com a PM, que em todas as situações necessárias atendeu prontamente ao chamado da comunidade universitária. Observou sobre as dificuldades impostas pela dimensão do Campus Uvaranas, com uma área de 48 alqueires e mais de oito quilômetros de divisas. “Por conta dessa grande extensão, o campus se transformou em ponto de passagem para as comunidades do seu entorno”, disse. Comentou sobre o serviço de segurança institucional, que conta com um sistema de monitoramento e o trabalho de vigilantes, cuja função é de guarda patrimonial.

‘UEPG + Segura’

O pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, entregou ao comandante da 1ª Cia. o convite para a participação no “Fórum UEPG + Segura”, na próxima quinta-feira (27), às 14 horas, no auditório do PDE (Campus Uvaranas). Ainda estendeu o convite ao comandante do 1º BPM, tenente-coronel Edmauro de Oliveira Assunção; e ao comandante da Patrulha Escolar, tenente Saulo Vinicius Hladyszwski. Ainda deverão participar do fórum representantes da Guarda Municipal, da Câmara de Vereadores, do Movimento Estudantil, da Pró-Reitoria de Planejamento e da Prefeitura do Campus.

De acordo com o pró-reitor a realização desse fórum vem sendo discutida desde o ano passado, quando ocorreu o movimento de ocupação da Reitoria da UEPG. “A segurança no Campus Uvaranas é um dos pontos de reivindicação dos estudantes”, comenta, observando que essa é uma oportunidade de reunir todos os atores envolvidos nesse processo, para uma ampla discussão sobre o tema. No desenvolvimento do fórum, o representante de cada segmento terá 15 minutos para suas argumentações. Após será aberto o debate, com questionamentos da plateia. “No final faremos os encaminhamentos com medidas que poderão ser adotadas para a segurança da comunidade universitária”.