Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

« voltar

20/04/2017 - 17h54 / Atualizada 20/04/2017 - 18h00



Palestra mostra avanços em pesquisas com células-tronco


Moira Pedroso Leão abordou o tema das pesquisas iniciais avançando até a realidade clínica e destacando a importância das células-tronco


por Assessoria de Imprensa

A questão das células-tronco foi tem ade palestra nesta quarta-feira (19), no Auditório do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). O tema “Células-tronco mesenquimais, das pesquisas básicas à realidade clínica”, foi abordado pela pela professora doutora Moira Pedroso Leão.

 O evento foi organizado e idealizado pela Professora Coordenadora do Programa de Neonatologia Fabiana Bucholds, pela Diretoria Acadêmica e a Comissão de Residência Multiprofissional do HU-UEPG. O Diretor Geral do HU, Everson Augusto Krum comandou a abertura da palestra. Residentes do Hospital e o os acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa também acompanharam o evento.

Moira Pedroso Leão é Assessora Técnica do Conselho Federal de Odontologia para assuntos relativos à células-tronco, tecidos e derivados, Mestre e Doutora em Implantodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e formada em Odontologia pela UEPG.

A palestra mostrou o avanço nas pesquisas recentes com células-tronco em âmbito global além do potencial de se tornar uma ferramenta importante para reparar e renovar o corpo em casos de traumas, deficiências e envelhecimento.

Segundo a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional (Coremu), Luciane Patricia Andreani, as informações recentes sobre o tema favorecem a concepção da importância da equipe multiprofissional, sua inserção e atuação na terapia com células-tronco.

“A palestra proporcionou aos residentes o despertar de discussões acerca das terapias com células-tronco nas diversas áreas da saúde, em busca de um conhecimento cada vez mais refinado e ressaltando a importância de cada profissional”, explicou.

A palestrante Moira Pedroso reforçou a necessidade de profissionais da saúde permanecerem em diálogo constante com a academia. “As mudanças tecnológicas estão cada vez mais velozes e os profissionais da saúde devem se manter atualizados. O papel desse profissional é contribuir para que a população tenha cada vez mais uma informação precisa e de qualidade”, explicou.

A doutora Moira Pedroso também destacou que as redes sociais acabam disseminando informações falsas a respeito de assuntos relevantes. “Existe uma desinformação muito forte a respeito das células-tronco. Hoje ainda se fala em células embrionárias, porém, as pesquisas com célula-tronco já ocorrem com células adultas. Por isso, o profissional da saúde deve ter a educação continuada como meta de formação e atuação profissional. O diálogo com a população é essencial”.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2017 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG