Segunda-feira, 29 de maio de 2017

18/05/2017 - 14h44 / Atualizada 18/05/2017 - 15h03

Programa DES promove Encontro Pedagógico

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

O Programa Docência no Ensino Superior -DES da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove no próximo dia 30 (terça-feira), das 19h às 22h, encontro pedagógico com o tema 'Práticas avaliativas no ensino de graduação'. O encontro será ministrado pelas professoras Denise Zanon (Departamento de Pedagogia) e Maiza Althaus (coordenadora do DES), no pequeno auditório do Bloco 'A', Campus Central. Os interessados podem se inscrever a partir desta sexta-feira (19) até o dia 26. A iniciativa oferece 40 vagas, com carga horária de 3 horas.

O encontro é destinado aos professores da UEPG que queiram conhecer compartilhar e discutir a respeito das práticas avaliativas na docência universitária. De acordo com a coordenação, a inscrição é permitida somente aos docentes (colaboradores ou efetivos). No caso do não preenchimento das vagas, após o período aberto no sistema, serão ofertadas vagas para os mestrandos e doutorandos regularmente matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu da UEPG.

A coordenadora do programa Maiza Althaus explica  que, no encontro pedagógico, serão desenvolvidas discussões sobre práticas avaliativas na aula universitária numa perspectiva formativa em que se privilegiam as relações entre o ensinar e o avaliar, para a promoção das aprendizagens dos estudantes universitários numa perspectiva crítica, autônoma e reflexiva. Mais informações acesse http://sites.uepg.br/prograd/programa-des/.

O DES é um programa integrado de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com objetivo de promover ações pedagógicas formativas permanente, contribuindo para a consolidação de uma cultura de desenvolvimento profissional e troca de saberes na docência universitária. O programa conta com dois projetos; ‘Projeto de Formação para o professor iniciante na UEPG’, coordenado pelo professor Marcio Ohira (Departamento de Biologia Geral); e o ‘Projeto de Formação Continuada para a docência Universitária’, coordenado pela professora Deise Simões (Departamento de Engenharia de Alimentos). A coordenação geral é a da professora Maiza Taques Margraf Althaus.