Segunda-feira, 29 de maio de 2017

18/05/2017 - 16h45 / Atualizada 18/05/2017 - 17h15

UEPG abre inscrições para bolsas do Paraná Fala Inglês

O projeto Paraná Fala Inglês abre inscrições para seleção de bolsistas (profissional graduado), orientador pedagógico e estudante de graduação

por Marilia Woiciechowski

O projeto Paraná Fala Línguas Estrangeiras (segunda etapa) - o Paraná Fala Inglês (PFI) tem inscrições abertas para seleção de bolsistas – (orientador pedagógico e estudante de graduação e profissional graduado - professor). Com lançamento de Edital em 16 de maio (terça-feira), as inscrições de bolsista de graduação e coordenador encerram em 23 de maio. O público-alvo do projeto são estudantes de graduação e pós-graduação, professores e agentes universitários das áreas estratégicas de desenvolvimento internacional das IES (Instituições de Ensino Superior). O projeto terá desenvolvimento com investimento de R$255.580,00 do Fundo Paraná/Secretaria do Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

A seleção abre três vagas para bolsistas (profissional graduado) para atuar como professor de língua inglesa no programa Paraná Fala Inglês (40 horas semanais e ministrar aulas em três turmas (4h/semana por turma – total 12h). Além de 12h horas para preparação das aulas, 08 horas para desenvolvimento de pesquisa, 04 horas para formação pedagógica e metodológica e 04 horas para atendimento aos alunos. O valor mensal da bolsa é de dois mil reais. A inscrição encontra-se aberta no endereço pfi.uepg@gmail.com, até as 23h59 de 31 de maio de 2017, por meio do envio dos documentos exigidos. O processo de seleção ocorre em quatro etapas: homologação da inscrição, prova escrita, prova didática e, análise de currículo. Os resultados de cada etapa e a convocação para as provas serão publicados na página http://www3.uepg.br/eri/o-parana-fala-ingles.

Também há a oferta de uma vaga para orientador pedagógico (20h/semanal – valor da bolsa R$1.030,00) e uma vaga para estudante de graduação (20h/semanal – valor da bolsa R$750,00). A inscrição está aberta em pfi.uepg@gmail.com, até as 23h59 de 23 de maio de 2017, por meio do envio dos documentos exigidos. Para participar do projeto, o orientador pedagógico selecionado deve pertencer ao quadro próprio e permanente da UEPG, ter formação em língua inglesa e experiência mínima de dois anos na área de formação.

O estudante de graduação, acadêmico da UEPG, deve ser prioritariamente da área de Letras, nível linguístico mínimo C1. O processo de seleção ocorrerá em quatro etapas: homologação da inscrição (teste de proficiência, caso necessário), média aritmética obtida nas disciplinas da área de língua inglesa cursadas até o momento da candidatura; análise de currículo e entrevista. O resultado final da seleção pela UEPG e a convocação dos primeiros candidatos classificados às vagas serão publicados em Edital, no site http://www3.uepg.br/eri/o-paranafala-ingles até o dia 09 de junho de 2017.

Objetivos do Projeto

A ação do projeto abrange Ponta Grossa, Castro, Carambei, Palmeiras, Tibagi, Piraí do Sul (diretamente); e outras cidades e regiões (indiretamente). O projeto visa impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, professores e agentes universitários em língua estrangeira. Para tanto, propõe em seu contexto ações como capacitar a equipe de coordenadores para gerirem os cursos em suas IES; capacitar a equipe de instrutores de línguas para ministrarem os cursos específicos; ofertar cursos preparatórios para obtenção da pontuação necessária em exames internacionais de língua inglesa, e cursos preparatórios para obtenção da pontuação necessária em exames internacionais de língua inglesa.

Outros cursos ofertados são inglês geral, inglês acadêmico, inglês para áreas específicas e outros de modo a potencializar as publicações em revistas internacionais de alto impacto, intensificar a participação da comunidade acadêmica em eventos internacionais, além de preparar a comunidade acadêmica para o cenário internacional da pesquisa, considerando a diversidade linguístico-cultural. També oferece cursos em áreas estratégicas de desenvolvimento internacional da universidade; e fomentar a parceria com países falantes de língua inglesa e/ou outros contextos internacionais, na busca de promover ações conjuntas em prol da qualificação, fortalecimento e expansão do Paraná Fala Inglês.

Para outras informações, os interessados devem acessar o editais disponíveis na página http://www3.uepg.br/eri/o-parana-fala-ingles/.