Segunda-feira, 29 de maio de 2017

18/05/2017 - 16h53 / Atualizada 18/05/2017 - 17h01

UEPG vai adotar Sistema Eletrônico de Informação

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas recebeu, nesta quinta-feira (18), a visita do juiz Fabrício Bitencourt da Cruz, secretário geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o juiz da Vara da Justiça Federal em Ponta Grossa, Antônio César Bochenek. No encontro, foram definidos os últimos detalhes para a adoção, pela UEPG, do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região - TRF4 e cedido gratuitamente para as instituições públicas através do projeto Processo Eletrônico Nacional – PEN.

O 'SEI' é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se de um sistema de gestão de processos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Destacando que o 'SEI' foi adotado pelo CNJ em 2015, o juiz Fabrício Bittencourt disse que, inicialmente, o sistema implantado para a otimização do fluxo de processos administrativos, permitindo uma nova dinâmica na administração interna do órgão. “O programa evoluiu e hoje engloba uma série de rotinas que permitem o acesso a todos os processos em execução no Judiciário”, disse, comentando que na UEPG, o SEI vai permitir a integração de sistemas, eliminando, principalmente, o uso de papel.

Fabrício Bittencourt comenta que o ‘SEI’ é cedido pelo TRF4 a diversas órgãos dos três poderes, universidades e entidades. No Paraná, já foi adotado pela Prefeitura de Londrina. A além de passar a utilizar o SEI no cotidiano de suas atividades administrativas, a UEPG será encarregada da distribuição do programa a prefeituras, instituições de ensino e entidades de caráter público, capacitando-se para ministrar treinamentos e prestar consultorias sobre o sistema.

O reitor Carlos Luciano Sant”Ana Vargas comprometeu-se em acelerar os processos para implantação do SEI na UEPG. Nesse sentido, agradeceu o empenho do juiz Fabrício Bittencourt da Cruz, graduado pela UEPG e integrante do corpo docente do curso de Direito da instituição, “nas tratativas para a implantação desse sistema na nossa universidade”. Da mesma forma, estendeu os agradecimentos ao juiz Antônio César Bochenek, também bacharelado em Direito pela UEPG, tendo recentemente presidido a APAJUFE (Associação Paranaense dos Juízes Federais) e da AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil).

Ainda participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento, Ariangelo Hauer Dias; o prefeito do Campus Universitário, Ítalo Sérgio Grande; o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Dierone César Foltran; e o responsável pela TI na Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Ademir Mazer. A previsão é de que o processo de implantação do ‘SEI’ na UEPG se inicie ainda neste primeiro semestre.