Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

19/05/2017 - 09h23 / Atualizada 19/05/2017 - 09h30

CAIC recebe ações do projeto EducAção Escoteira

Os alunos do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CAIC/UEPG) se unem a estudantes de mais 1,2 mil estabelecimentos de ensino de todo o país, neste sábado, das 9 às 11h30, no projeto EducAção Escoteira, iniciativa dos Escoteiros do Brasil. No CAIC, as ações serão coordenadas Pelo Grupo Escoteiro Campos Gerais, sediado na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon) da UEPG, e parceiro do Projeto Pegaí Leitura Grátis.

O projeto EducAção Escoteira prevê inúmeras atividades integradas entre alunos e escoteiros em uma grande ação de impacto social, com o tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”. O método desse projeto vai ao encontro dos conhecimentos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais com uma vivência prática e atraente, auxiliando na assimilação e compreensão desse conteúdo.

De acordo com o presidente do Grupo Campos Gerais, Régis Stein Rosas, o projeto EducAção Escoteira é uma excelente alternativa para alunos do CAIC, assim como das demais escolas envolvidas em todo pais, aprenderem conceitos cotidianos através do Método Escoteiro. Para os integrantes do grupo, que estarão interagindo com esses alunos, é uma oportunidade de fazer o bem, compartilhar o conhecimento que possui e ampliar a relação com outros jovens, formando uma cadeia de aprendizagem e valores morais.

Ao falar sobre a ação em todo o país, Régis Rosa diz que como uma força vibrante e relevante em cada comunidade onde está presente, o Movimento Escoteiro poderá́ ser instrumento de construção do futuro almejado. Ele afirma que as ferramentas para alcançar esse objetivo podem ser identificadas no processo educativo escoteiro, que alcança cada jovem, transformando-o em agente de melhorias e participante ativo em sua comunidade, e no trabalho de 1,3 mil Grupos Escoteiros, beneficiando a sociedade e ajudando a formar uma consciência coletiva comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Régis Rosa comenta que o Grupo Campos Gerais foi fundado em 1998, inicialmente como nome Regnum Dei. A mudança de nome ocorreu em 2006, tendo como cores padrões o azul e banco, que representam o município de Ponta Grossa. Desde sua fundação, vem trabalhando de maneira informal na educação de nossos jovens, com intuito único de oferecer à sociedade homens e mulheres, retos de caráter, limpos de pensamento, autênticos em sua forma de agir, leais, dignos de confiança. “Cidadãos capazes de tomarem suas próprias decisões, respeitarem o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegres, e dispostos a partilhar sua alegria, leais ao seu país, mas construtores da Paz, em harmonia com todos os povos”.