Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

19/05/2017 - 12h00 / Atualizada 19/05/2017 - 12h09

INPI assina resolução do projeto-piloto Patentes ICTs

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, assinou, nesta quinta-feira (18), a resolução que cria o projeto-piloto Patentes ICTs, de priorização do exame de pedidos de patentes depositados por Instituições de Ciência e Tecnologia. A assinatura foi realizada após palestra magna no XI Encontro Anual da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), em Fortaleza (CE). A resolução será publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) da próxima terça-feira (23/5).

O Fortec é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, que reúne gestores de universidades e institutos de pesquisa e de inovação para discutir o gerenciamento de políticas e atividades de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Pimentel foi um dos fundadores do Fortec e membro da coordenação nacional da entidade no período de 2006 a 2010.

O Encontro Anual do Fortec, que se encerra nesta sexta-feira (19), visa a promover a inovação de base tecnológica, por meio da transferência de novos conhecimentos ou tecnologia e a valorização dos resultados de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A Universidade Estadual de Ponta Grossa é presentada no encontro pelo chefe do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), Angelo Luiz Maurios Legat, presidente do Conselho Fiscal do Fortec.

O evento é direcionado para gestores e funcionários de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), academia, empresas e governo, assim como estudantes, das áreas de ciências exatas, biológicas, da saúde e engenharias.

Com informações do INPI (www.inpi.gov.br)