Quarta-feira, 23 de agosto de 2017

19/05/2017 - 12h58 / Atualizada 19/05/2017 - 15h50

Fórum vai debater orçamento da UEPG, na segunda-feira

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, nesta segunda-feira (22), o Fórum ‘UEPG + Prestação de Contas 2016 e Previsão Orçamentária 2017’. O evento vai reunir a comunidade universitária no auditório do PDE (Campus Uvaranas), a partir das 9h, para exposição e discussão sobre a aplicação orçamentária da instituição, cujos dados estão disponíveis no Portal da Transparência.

A realização do fórum sobre o orçamento institucional atende a acordo formalizado entre a administração da UEPG e movimento estudantil, por ocasião da ocupação da Reitoria, no ano passado. Dentro do mesmo entendimento, já foram realizados dois eventos sobre temas que envolvem a comunidade universitária e a sociedade. O primeiro sobre a PEC 55 (241), em novembro de 2016; e mais recentemente, o Fórum ‘UEPG + Segura’, em 27 de abril último.

O pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, observa que o evento é aberto à participação de estudantes, professores, agentes universitários e à comunidade ponta-grossense. “É mais uma oportunidade para o debate qualificado sobre um tema que afeta a todos”. Ele faz uma avaliação positiva dos eventos já realizados, mostrando a preocupação da Reitoria em manter canais de diálogo com a comunidade universitária.

Neste Fórum, segundo o pró-reitor, serão apresentadas questões importantes e objetos de questionamentos do movimento estudantil, como a aplicação de recursos na Casa do Estudante, os programas de bolsas, estágios e os restaurantes universitários, entre outros. Ele lembra que, recentemente, o Conselho Universitário aprovou a Política de Assistência Estudantil da instituição, tema que também estará em pauta.

O fórum seguirá a mesma dinâmica dos eventos anteriores, com a apresentação inicial da Reitoria, seguindo-se das exposições dos componentes da mesa e debate. O pró-reitor de Assuntos Administrativos, Amaury dos Martyres, apresentará os dados orçamentários da UEPG, assessorado por técnicos da Diretoria Financeira (Difi) e Coordenadoria de Orçamento e Programação (COP). A mediação caberá ao pró-reitor de Planejamento, Ariangelo Hauer Dias.