Terça-feira, 22 de agosto de 2017

14/06/2017 - 10h51 / Atualizada 14/06/2017 - 10h59

UEPG sedia a oitava edição do Simpósio de Análise Térmica

A edição 2017 do VIII SIAT aceita resumos expandidos (quatro páginas) e artigos completos (até 10 páginas) – e as inscrições encerram em 30 de junho

por Marilia Woiciechowski

Palestras nacionais e internacionais, minicurso e apresentação de trabalhos fazem a programação do VIII Simpósio de Análise Térmica (VIII SIAT) que será sediado pela UEPG - e desenvolve atividades no Auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), no Campus de Uvaranas, nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2017. O prazo para submissão de trabalhos no evento encerra em 30 de junho. As palestras envolvem a aplicação da análise térmica nas áreas da química, física, engenharia e ciência de materiais, farmácia, engenharia de alimentos, ciência e tecnologia de alimentos.

Até 15 de junho as inscrições custam R$ 300,00 (profissionais), R$ 135,00 (pós-graduandos), R$ 365,00 (pacote: 1 profissional e 1 pós-graduando), R$ 70,00 (graduandos), R$ 60,00 (ouvintes), R$ 40,00 (ouvintes sem material). A partir de 16 de junho as inscrições ficam em R$ 350,0 (profissionais), R$ 160, 00 (pós-graduandos), R$ 430,00 (pacote: 1 profissional e 1 pós-graduando), R$ 80,00 (graduandos), R$ 70,00 (ouvintes) e R$ 50,00 (ouvintes sem material. Os profissionais poderão estar acompanhados de um graduando ou ouvinte no mesmo valor da inscrição. Os participantes inscritos recebem certificados.

A edição 2017 do VIII SIAT aceita resumos expandidos (quatro páginas) e artigos completos (até 10 páginas). Após o recebimento da inscrição, a organização envia e-mail com as informações (orientações) para o pagamento da taxa de inscrição. Os melhores trabalhos serão convidados para publicação no periódico Brazilian Journal of Thermal Analysis. É possível a submissão de até dois trabalhos por inscrição. A apresentação de banners/painéis será realizada no Centro de Convivência (Campus de Uvaranas).

Temas do Evento

O minicurso “Novas perspectivas da Análise Térmica” será ministrado pelos professores doutores Gilbert Bannach e Flávio Jr. Caires, da (FC Unesp). Para o evento, já estão confirmadas as palestras “Modeling and prediction of mechanical and optical properties based on key parameters of crystalline structure” (prof. Dr. A. Kállay-Menyhárd - Editor chefe do Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, Budapest University of Technology and Economics, Hungary); “Análise Térmica - uma abordagem para alimentos” (prof. dr. Álvaro Renato Guerra Dias - UFPel); e Aplicação da análise térmica em polímeros - TMA, DMA (Salvador Claro Neto - IQSC-USP).

Outros temas do espaço de palestra são “Aplicação da análise térmica em alimentos” (prof. dr. Augusto Ramos (Universidad Peruana Unión /Peru); “Princípios básicos de Análise Térmica” (prof. dr. Eder Tadeu Cavalheiro - IQSC-USP); “Erros na interpretação de dados termoanalíticos” (prof. dr. Massao Ionashiro (IQ-UNESP, editor chefe do Brazilian Journal of Thermal Analysis); “A análise térmica no Brasil” (prof. dr. Lazaro M. D'Assunção); e Análisis térmico en el control de fármacos y productos farmacêuticos (prof. dra. Marcela Raquel Longhi - Universidad Nacional de Córdoba).

Para outras informações sobre o VIII SIAT, os interessados devem acessar (https://www.facebook.com/analisetermica/) e (http://viiisiat.wixsite.com/evento).