Terça-feira, 22 de agosto de 2017

14/06/2017 - 16h36 / Atualizada 14/06/2017 - 16h58

Painel sobre experiências profissionais reúne alunos de Química

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

Alunos dos cursos de licenciatura em Química e de bacharelado em Química Tecnológica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram, na tarde desta quarta-feira (14), no auditório do Hall Tecnológico, do painel intitulado 'A profissão do Químico: Experiências'. O evento se realiza em alusão ao 'Dia do Químico', que se comemora neste domingo, 18 de junho. A promoção é do Núcleo Docente Estruturante - NDE e do Colegiado do bacharelado em Química Tecnológica.

O evento contou com a presença de Patrícia Los Weinert, coordenadora do colegiado do curso de Química Tecnológica; Cristiane Borges, coordenadora do NDE; Adriano Gonçalves Viana, chefe do Departamento de Química; e Elizabeth Scheffer, diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A programação contou com a presença de egressos do curso de Química que relataram suas experiências profissionais e acadêmicas.  De acordo com a professora, Cristiane Borges a ideia de trazer os egressos para falar sobre a profissão do químico é mostrar os desafios e as dificuldades que os alunos encontraram fora da academia.

Patrícia Weinert comenta que o objetivo é mostrar aos alunos o que na academia, muitas vezes não se consegue falar. "A idéia de trazer os egressos para esse evento foi muito válida, pois a partir do compartilhamento das experiências dos erros e acertos, fica mais fácil perceber o que é possível fazer para melhorar enquanto acadêmicos".

Para expor suas experiências, foram convidados cinco egressos: Robson Rodrigues Antunes (graduado em 2008); Suellem Aparecida Alves (2010); Danilla Fernandes Tzaskos (2012); Dhéimon Luna (2014), doutorando em Química (UEPG); e Maycon Hudson Contador (2016), mestrando em Química(UEPG). Cada ex-aluno teve 20 minutos para compartilhar suas experiências.

Primeiro a falar, Robson Rodrigues, atualmente é  coordenador de Qualidade e Meio Ambiente na Potencial Biodiesel (Lapa). Com o tema 'Caminhada profissional graduação e gestão da carreira', Robson falou aos alunos sobre a importância da graduação, o alicerce para a vida profissional. "Quando passei no vestibular e ingressei na UEPG, imaginava que a universidade fosse uma extensão do ensino médio. Então não levei muito a sério, tanto que me graduei na segunda turma, pois fiquei retido porque não estudava".

Após a graduação, Robson Rodrigues comenta que tinha certeza que conseguiria um bom emprego, com um salário pomposo. mas a caminhada é difícil. A primeira experiência foi estágio em uma empresa por quatro meses. Logo em seguida, foi efetivado como funcionário, mas na função de auxiliar de laboratório, com um salário bem inferior. "Permaneci nessa empresa por dois anos e meio, e não me arrependo. Aprendi muito na área de gestão, produção e processos. Foi uma experiência enriquecedora. Então defina seu perfil qual será a sua opção quando se formar, continuar na academia ou ir para a indústria. Essa definição será decisiva pra seu sucesso profissional. Procure conhecer diferentes indústrias e conheça também a área acadêmica".

Dia Do Químico

O dia 18 de junho foi escolhido como o 'Dia Nacional do Químico', pois nessa data, em 1956, foi promulgada pelo então presidente Juscelino Kubitschek a 'Lei Matter dos Químicos" - Lei nº 2800/56. Essa data teve muita importância para os profissionais da Química no Brasil, pois essa lei dispôs sobre o exercício da profissão de Química e também criou os Conselhos de Química: CFQ/CRQs - Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química. Com isso, os químicos não só deixaram de ser uma classe praticamnete desconhecida em nosso país, como também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais.