Terça-feira, 22 de agosto de 2017

19/06/2017 - 14h35 / Atualizada 19/06/2017 - 14h54

Núcleo Esporte e Lazer realiza evento sobre futebol e sociedade

O Seminário Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Sociedade tem promoção através do Núcleo de Estudo em Esportes e Lazer e Sociedade (NEELS) e conta com a presença de pesquisadores do Brasil, Argentina e México

por Marilia Woiciechowski

Com a participação de pesquisadores destacados do exterior e do Brasil, o Núcleo de Estudo em Esportes e Lazer e Sociedade (NEELS) da UEPG iniciou, nesta segunda-feira (19 de maio), às 9h, a programação da primeira edição do Seminário Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Sociedade, que prossegue na terça-feira (20 de junho) e na quarta-feira (20 e 21 de junho). Os temas do seminário têm apresentações no Auditório 3 do Nutead (Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância), da Central de Salas de Aula ,no Campus de Uvaranas. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Aplicadas, o NEELS promove o intercâmbio de estudos e pesquisas interdisciplinares na área de esporte e lazer, sob a perspectiva das políticas públicas e garantia de direitos; da mercantilização das práticas corporais e indústria do entretenimento; da formação e atuação multiprofissional.

Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, reitor da UEPG, destacou o seminário em sua oportunidade de tratar de temas do futebol, contribuindo para ampliar conhecimentos na área. O Reitor considera na iniciativa a presença de pesquisadores do Brasil e do exterior, que trazem para o evento suas experiências e pesquisas sobre o esporte. O professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, pró-reitor de Graduação da UEPG, também enfatiza, no seminário, a aproximação com pesquisadores de renome da Argentina e do México; e do Rio de Janeiro – da Fundação Getúlio Vargas e Museu dos Esportes; da USP (Universidade de São Paulo) e da UFPr (Universidade Federal do Paraná). Para o Pró-Reitor, o espaço traz abordagens do esporte e lazer, mais precisamente na área do futebol. Permite discutir os rumos e as novas abordagens metodológicas e perspectivas da área. O professor Miguel ressaltou a importância da aproximação com pesquisadores da temática do futebol – e da oportunidade de dois dias de intensas conversas (debates) sobre temas da área.

O seminário registrou, na mesa de abertura também a presença dos professores Alfredo Cesar Antunes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Aplicadas; e de Carlos Maurício Zaremba, chefe do Departamento de Educação Física da instituição. Alfredo Antunes registrou o significado da iniciativa para o NEELS e o Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) e, por deixar caminhos para outras iniciativas tratando do futebol. Zaremba citou o evento como especial por proporcionar momentos para se registrar e se concentrar em práticas do cotidiano do curso de Educação Física – e ainda por abrir a oportunidade da participação da graduação em espaços de sua programação. Para a quarta-feira (21 de junho), a organização marca, às 9h, um passeio - Vila Velha; e reunião do Núcleo Esportes Lazer e Sociedade com participação do sociólogos/pesquisadores Fernando Segura Trejo, do Centro de Investigación y Docencia Económicas (México); e Diego Murzi, da ONG - Salvemos al Fútbol - e do Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES) de la Universidad Nacional de San Martín (UNSAM – Argentina), na pauta: Possibilidades de internacionalização – estudos voltados para o futebol.

Temas do Seminário

19 de junho (segunda-feira) – As copas do Mundo da década de 1950: intersecções entre política, meios de comunicação, identidade e futebol (Ana Flávia Braun) – 9h20; Transfiguração do banal: uma análise do futebol em Nick Horbnby (Natasha Lise) - 9h50; O espetáculo ChampionsLeague: um estudo comparativo entre as finais feminina e masculina (Maria Tereza) - 10h20; Debate (10h50 – 11h30) - Alfredo (mediador); Associativismo juvenil e mediação política: as torcidas organizadas de futebol no Brasil (Bernardo Holanda) - 14h; Violencia, Estado y participación argentina: La experiência de La ONG Salvemos AL Fútbol – 2006-2017 (Diego Murzi) – 14h30; A violência no futebol argentino, atores, estéticas e políticas públicas (Fernando Trejo) - 15h; Circulação irregular de jogadores brasileiros no mercado (Luiz Carlos Ribeiro) - 15h30; Documentário – Territórios do torcer (Bernardo Holanda) – 19h, no Observatório Astronômico – Campus de Uvaranas.

20 de junho (terça-feira) – Visões cariocas sobre o esporte e a cidade: uma viagem pelas crônicas esportivas do Jornal dos Sports – 1950-1958 (André Couto) – 14h30; “Bom de bola e bom de cuca”: algumas considerações sobre futebol, política e discurso a partir do caso Reinaldo (Ernesto Marczal) – 9h30; Rivalidade, identidade regional e globalização no futebo espanhol: Real, Barça e Athletic (Victor Figols) – 10h; Álvaro Cabo – 10h30; Sobre museus e futebol: formas de musealização do esporte (Daniela Alfonsi) – 14h; Estado da arte da bibliografia brasileira referente às coberturas jornalísticas esportivas impressas do futebol feminino (Bruno José Gabriel); Venezia F. C. – um estudo de caso acerca do turismo esportivo (André Capraro) – 15h; Debate (Bruno Pedroso –mediador); Avaliação final – encaminhamentos (16h20).