Quinta-feira, 20 de julho de 2017

05/07/2017 - 11h49 / Atualizada 05/07/2017 - 15h36

UEPG reúne propostas para curricularização da extensão

Todos os cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas) devem dedicar 10% (mínimo) de suas cargas horárias para atividades extensionistas, para atender ao Plano Nacional de Educação (PNE) – 2014-2024

por Marilia Woiciechowski

Até 28 de julho os colegiados e departamentos da UEPG devem enviar à Comissão de Curricularização da Extensão da instituição contribuições que visam atender ao Plano Nacional de Educação (PNE) – 2014-2024, que no âmbito de suas metas estabelece que todos os cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas) devem dedicar 10% (mínimo) de suas cargas horárias para atividades extensionistas. Para cumprimento do cronograma estabelecido, o pró-reitor de Graduação Miguel Archanjo de Freitas Junior, que preside a comissão, enviou aos colegiados de curso e direção dos setores a proposta preliminar da resolução que vai regulamentar a curricularização da extensão na UEPG.

O Pró-Reitor explica que a proposta que se encontra em análise nas instâncias colegiadas apresenta diversas formas de operacionalizar a implantação exigida na meta 12 do plano. Neste aspecto, a comissão orienta ações através de disciplinas com características extensionistas; programas e projetos extensionistas; programas e projetos integrados com características extensionistas e, ainda, disciplinas de extensão – modalidade EaD ofertadas como Disciplina de Diversificação e Aprofundamento, que tenham em seus Programas conteúdos relacionados à Política Nacional de Extensão Universitária e sobre as Normativas da UEPG quanto à extensão.

Miguel Archanjo acentua que o regulamento da curricularização na UEPG destaca que as atividades de extensão deverão permitir a formação cidadã do acadêmico, através de conteúdos e atividades nos cursos de graduação, e incluídas como carga horária obrigatória. O presidente da comissão de curricularização da extensão ressalta que todas as atividades deverão estar previstas no projeto pedagógico em consonância com os objetivos do curso, contribuindo com a formação profissional esperada e orientando sua ação prioritariamente para áreas de grande pertinência social.

Avanço para o Futuro Profissional

A proposta estabelece um avanço no processo de formação do futuro profissional, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre a universidade e a sociedade, segundo o Pró-Reitor. Para Miguel, trata-se de avanço importante, uma vez que os futuros profissionais irão atuar e auxiliar na resolução de problemas concretos vivenciados pela comunidade. Miguel assinala que, dessa forma, retorna para a sociedade parte do que se investe na universidade pública ao mesmo tempo em que se fortalece a formação cidadã dos alunos e dos envolvidos nas atividades de formação.

Estabelecida através da Portaria R. nº 244/2016, a Comissão de Curricularização da Extensão tem como membros efetivos: Marilisa do Rocio Oliveira, pró-reitor de Extensão e Assuntos Culturais; Elizabeth Weinhardt de Oliveira Scheffer, diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); Liza Holzmann, diretora de Extensão da Proex Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex); Laíse Ferreira Bourguignon Costa (Proex); Gilmara de Cássia Ventura (Prograd); Silvio Luiz Rutz da Silva, representando a Comissão Permanente das Licenciaturas (Copelic); Alexandre Camilo Júnior, representando o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe); e Paulo Maury Redkva, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).