Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

05/07/2017 - 16h52 / Atualizada 07/07/2017 - 14h34

CPS orienta sobre novo sistema de identificação no Vestibular

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) reuniu, nesta quarta-feira (5), os coordenadores de inspetorias que vão atuar no Vestibular de Inverno 2017, cujas provas serão aplicadas nos dias 9 e 10 de julho, em 16 cidades paranaenses. O encontro ocorreu no auditório do PDE, Campus Uvaranas, com o objetivo de repassar instruções sobre a operacionalização do concurso vestibular que, neste ano, terá a identificação datiloscópica dos candidatos como principal novidade.

De acordo com o coordenador geral da CPS, Edson Luiz Marchinski, a identificação dos candidatos pelas digitais vai conferir mais segurança ao vestibular, eliminando a apresentação da ficha de inscrição para o acesso aos locais de prova. “Haverá também um ganho de tempo”, diz, observando que o período para identificação dos candidatos pelos fiscais de sala caiu de 30 minutos para 15 minutos. A coleta de digitais ocorrerá em dois momentos, durante as provas que terão o mesmo tempo de resolução de concursos anteriores.

Para demonstrar o funcionamento do novo sistema de identificação, o coordenador da CPS procedeu uma simulação da identificação pelos fiscais, com a utilização dos coletores de digitais e a verificação do documento original de identidade, com foto, e assinatura do candidato. A impressão datiloscópica deverá ser feita com o polegar direito do candidato. “O procedimento não deixa qualquer resíduo nos dedos”, comenta Edson Marchisnki, observando que este sistema também deverá ser adotado na matrícula dos aprovados no vestibular.

Outra novidade do concurso é a inclusão de Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão entre as cidades onde a UEPG aplica as provas. A UEPG está presente em 16 municípios, movimentando 13.689 candidatos (Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama). A operacionalização do concurso exigirá o trabalho de 1.364 pessoas, entre coordenadores, supervisores, fiscais de sala e pessoal de apoio. São 452 turmas, distribuídas em 30 inspetorias. Em Ponta Grossa, são 11 locais de provas.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 13 horas; e fechados às 14 horas. Das 13h às 14h, os fiscais farão a recepção dos candidatos e acondicionamento de objetos, aparelhos eletrônicos e celulares não permitidos em sacos plásticos que ficarão de posse dos respectivos donos. No primeiro dia (9/7), os candidatos terão 3 horas e 30 minutos para fazer a prova de Conhecimentos Gerais e a Redação. No segundo dia (10/7), terão 3 horas, para a resolução das questões da Prova Vocacionada, cujas questões estão relacionadas à área de conhecimento do curso escolhido pelo candidato.

Todas as informações sobre horários, locais de prova, ensalamento e procedimentos de identificação foram enviados aos candidatos via e-mail e também pelo aplicativo do Vestibular de Inverno 2017, disponível para download no Google Play. Os candidatos podem acessar essas informações também na página do concurso no Facebook e no portal da CPS, no endereço www.cps.uepg.br/vestibular. Nos dias de prova, os procedimentos de identificação serão informados aos candidatos pelos fiscais de sala.

Mais informações em www.cps.uepg.br/vestibular