Quinta-feira, 20 de julho de 2017

06/07/2017 - 16h00 / Atualizada 06/07/2017 - 16h02

Reitor recebe deputado Márcio Pauliki

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), receberam, nessa quinta-feira (6), a visita do deputado estadual Márcio Pauliki, acompanhado do empresário Jarbas Goes, diretor de Planejamento Urbano da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e membro do Conselho de Desenvolvimento de Ponta Grossa (CDesponta). Na pauta do encontro, o lançamento do livro ‘Geração Paz – Caminhos Concretos’, pelo Instituto Mundo Melhor (IMM) e investimentos para a consolidação da Incubadora de Projetos Inovadores (Inprotec) da UEPG.

Sobre o livro lançado pelo IMM, o deputado explicou que a obra traz relatos dos participantes dos projetos Educação Para a Paz e Escola Restaurativa, realizados pela UEPG, sob coordenação do professor Nei Alberto Salles Filho, e a Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça. Ao destacar o lançamento de mais uma publicação pelo IMM, o deputado Márcio Pauliki demonstrou sua preocupação com as questões relacionadas à segurança pública. Nesse sentido, ressaltou a necessidade de se difundir a ‘Cultura de Paz’ e a ‘Educação para a Paz’, lembrando que a melhor maneira de se resolver conflitos é através do diálogo, construindo, por meio da educação, a cultura da paz.

Num segundo momento, o diretor da Agência Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI), Ricardo Ayub, expôs ao deputado a necessidade de alavancar a Incubadora de Projetos Inovadores (Inprotec), que necessita de espaço e estrutura para atração de iniciativas inovadoras. “A UEPG já desenvolve uma série ações visando o estímulo ao desenvolvimento de projetos de base tecnológica e de inovação, como a concessão de bolsas de iniciação e promoção de eventos e cursos visando à criação de uma cultura empreendedora na instituição e na comunidade. Nesse sentido, solicitou o empenho do deputado Márcio Pauliki na busca de recursos para consolidação desse projeto.

O deputado se comprometeu em levar essa demanda da UEPG ao governo do Estado, solicitando os projetos do empreendimento para estudar a melhor maneira de buscar seu financiamento. Ressaltou as possibilidades abertas de parcerias com a iniciativa privada a partir da Lei Estadual de Inovação, sancionada pelo governador Beto Richa em 2013.  “Como fazemos parte da base de sustentação do governo, hoje, temos acesso às secretarias que podem contribuir para o atendimento a esse importante projeto para a UEPG e para a região dos Campos Gerais”, disse.

O reitor Luciano Vargas enalteceu as iniciativas do Instituto Mundo Melhor, na parceria com a UEPG, para a difusão da Cultura da Paz. “Este é um exemplo da união entre uma instituição de ensino superior e um organismo de responsabilidade social, em prol do atendimento às necessidades da comunidade”.  Em relação ao projeto da Inprotec, reforçou a reivindicação do diretor da AGIPI, observando que a instituição carece de investimentos em infraestrutura e, por isso, elenca prioridades que são atendidas de acordo com a disponibilidade de recursos. “Para a instituição é fundamental esse apoio dos representantes políticos da cidade e da região”, disse o reitor. Ressaltou ainda a necessidade de se criar um fundo municipal de inovação, tal como já fizeram cidades como Pato Branco, no Paraná, e Campinas, em São Paulo, cujos parques tecnológicos são referências no país.

Também acompanharam o encontro o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior; o chefe do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Angelo Legat; e assessores do deputado Márcio Pauliki.