Quinta-feira, 20 de julho de 2017

UEPG está preparada para receber os JUPs 2017

por Carlos Alberto Mayer

Congresso técnico dos JUPs ocorreu na UEPG, em 28 de junho

Atletas de instituições de ensino superior disputam os 57º Jogos Universitários do Paraná – JUPs 2017, de 19 a 25 de julho, em Ponta Grossa. A competição é organizada pela Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná em conjunto com a Federação Paranaense de Desportes Universitários (FPDU) e conta com o apoio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Departamento de Educação Física (DEDUFIS) e Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR).

De acordo com o diretor do Departamento de Educação Física (DEDUFIS), professor Carlos Maurício Zaremba, esta é a oportunidade, a exemplo do ano passado, de colocar a instituição na rota dos eventos esportivos estaduais, lembrando que a UEPG promove os Jogos Estudantis da Primavera (JEP), que também fazem parte dos jogos oficiais do estado e, neste ano, terão sua 61ª edição ininterrupta. Em 2016, UEPG sediou os JUPS e conquistou o título de vice-campeã. A equipes da instituição somaram 183 pontos, seis a menos que os campeões da Unicesumar de Maringá (189 pontos).

Para chegar em segundo na classificação geral, a UEPG obteve os títulos nas modalidades de badminton masculino e feminino; basquete 3x3 masculino; futsal masculino; e xadrez feminino. Ainda foi vice no handebol masculino; tênis de mesa feminino; e xadrez masculino. O vôlei de praia feminino foi terceiro colocado. Ficaram com a quarta colocação, o basquete feminino e masculino; handebol feminino; tênis de mesa masculino; e o vôlei feminino. Ainda somaram pontos na classificação geral, o judô masculino e feminino; natação masculino e feminino; e o vôlei masculino

Zaremba ressalta ainda a meta de resgate dos JUPs como ambiente de desenvolvimento do esporte de rendimento do Paraná. Entre atletas e dirigentes, os jogos vão reunir aproximadamente de 1,2 mil pessoas de instituições públicas e particulares. O objetivo é desenvolver e estimular as práticas esportivas no meio universitário e congregar os estudantes paranaenses pelo intercâmbio social e esportivo. Os atletas vão se envolver nas disputas de badminton, basquete 3x3, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquete, futsal, handebol e voleibol.

Estão inscritas as equipes da UEPG, UNIOESTE, UEM, UNICENTRO – CAMPUS IRATI, UEL, UFPR – CAMPUS JANDAIA DO SUL, UFPR – CURITIBA, UNICESUMAR – MARINGÁ, UNICURITBA – CURITIBA, FAE – CURITIBA, UNIBRASIL – CURITIBA, FATEB – TELÊMACO BORBA, PUC – CURITIBA, FAC. GUAIRACÁ – GUARAPUAVA, FAC, INTEGRADO – CAMPO MOURÃO, FAG – CASCAVEL, UNINGÁ – MARINGÁ, UNIPAR – CIANORTE, POSITIVO – CURITIBA.

Mais informações em www.fpdu.com.br