Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

07/07/2017 - 16h02 / Atualizada 07/07/2017 - 17h41

Iesol e Museu da Computação realizam Arpatec em Porto Amazonas

Trata-se da Arpatec: tarde de conhecimento, tecnologia e reciclagem que envolveu crianças, jovens e adultos em espaços de oficinas e mostra de realidade aumentada

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) realizou, no último sábado (01 de julho) o “Arpatec: tarde de conhecimento, tecnologia e reciclagem no município de Porto Amazonas”, em parceria com o Museu da Computação da UEPG, Associação de Recicladores de Porto Amazonas (ARPA) e o Colégio Estadual Coronel Amazonas. Com a participação de crianças de 5 a 13 anos, o evento contou com a Oficina de Robótica Educacional e a Mostra Realidade Aumentada.

Os participantes eram filhos e filhas dos recicladores da ARPA, integrantes da APAE e alunos do Colégio Estadual Coronel Amazonas. A oficina de Robótica Educacional promoveu debate acerca do descarte de lixo e sobre a importância do respeito ao meio ambiente. Na atividade prática, os participantes aprenderam formas de aproveitar descartes de lixo na construção de robôs.

A Mostra de Realidade Aumentada incentivou os participantes a interatividade, pois extrapola a tela do computador inserindo objetos virtuais no ambiente físico. A organização do evento destaca que as atividades despertam a criatividade das crianças – e melhoram sua autoestima. Também incentivam as crianças a participarem em futuros estudos da área de informática

Inclusão Digital e Evento

Para jovens e adultos, a iniciativa ministrou a oficina de Inclusão Digital que envolveu trabalhadores da reciclagem. Alunos do curso de Engenharia de Computação da UEPG ministraram as oficinas da área de informática. Eles integram o projeto de extensão Museu da Computação da instituição. Durante a oficina, os adultos aprenderam comandos básicos na utilização dos computadores. Como acentuam os organizadores, este momento permitiu a inclusão dos participantes no mundo virtual, com conhecimentos para que possam utilizar mecanismos de busca na internet, como de bulas de medicamentos, rotas rodoviárias e sites de interesse.

A promoção das atividades do evento teve como meta aproximar a comunidade da universidade, dar visibilidade à ARPA e às questões ambientais, relacionadas à separação e destino dos resíduos na cidade de Porto Amazonas e ressaltar a importância do conhecimento tecnológico, segundo a organização. Trata-se de ação patrocinada pela Petrobrás através do projeto “Fortalecimento da Economia Solidária nos Campos Gerais”, coordenado pelo professor Luiz Alexandre Gonçalves Cunha da IESol/UEPG.