Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

12/07/2017 - 10h19

Estudos da Linguagem abre inscrições para disciplinas isoladas

O Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem (PPGEL) da UEPG recebe inscrições nos dias 01, 02 e 03 de agosto, na secretaria, sala 115, Bloco B, do Campus Central da UEPG, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

Os interessados em cursar disciplinas isoladas como alunos especiais no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem (PPGEL) da UEPG devem ficar atentos ao período de inscrição (01 a 03 de agosto). Trata-se de disciplinas isoladas do segundo semestre de 2017 – e a inscrições estarão abertas na Secretaria do PPGEL, na sala 115, Bloco B, do Campus Central da UEPG (Praça Santos Andrade, 1), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, pessoalmente ou por procurador legalmente documentado para o fim específico. Para a inscrição, o candidato de ter concluído curso superior em Letras ou áreas afins.

A coordenação do PPGEL alerta que somente poderão se inscrever nas disciplinas ofertadas os alunos não matriculados regularmente no programa; também não poderão se inscrever em disciplinas isoladas os alunos que frequentaram e abandonaram; ou frequentaram e reprovaram em disciplinas do programa em 2016 e 2017. O formulário das inscrições (que são gratuitas) está disponível no endereço (http://www.uepg.br/mestrados/mestradolinguagem/pdf/2017/Edital172017.pdf). Na ficha de inscrição, o candidato deve identificar a disciplina que pretende frequentar no programa.

Além do formulário, no ato de inscrição, exige-se a apresentação de curriculum Vitae completo e atualizado no modelo da Plataforma Lattes do CNPq (disponível em http://lattes.cnpq.br/); e carta de intenção; e cópia do diploma de curso de graduação (frente e verso). A seleção ocorre através da avaliação da carta de intenção. Na carta de intenção, o candidato deve enfatizar os seguintes itens: motivos pelos quais deseja frequentar a disciplina; experiência acadêmica (estágio, monitoria, iniciação científica, TCC) ou profissional do candidato na área da disciplina ou em áreas afins; habilidades que possui na área da disciplina; benefícios que a realização da disciplina trará para o seu desempenho profissional; e) projetos e ambições em relação ao trabalho que têm após a conclusão da disciplina.

O resultado da seleção (lista apresentada por disciplina) será feita em edital, na página do programa (www.uepg.br/mestrados/mestrado/linguagem) até 08 de agosto de 2017. Com área de concentração em linguagem, identidade e subjetividade, o mestrado em Estudos da Linguagem da UEPG apresenta as seguintes linhas de pesquisa: “subjetividade, texto e ensino” e “pluralidade linguística, identidade e ensino”. As disciplinas serão ministradas no Bloco B, do Campus Central – e iniciam em 09 de agosto de 2017. Outras informações sobre o processo de inscrição podem ser obtidas em (http://www.uepg.br/mestrados/mestradolinguagem/pdf/2017/Edital172017.pdf).

Disciplinas e Vagas

Disciplina: Subjetividades e imagens de poder, professor (Daniel de Oliveira Gomes), carga horária: 60 créditos, ementa: Conexões entre texto e imagens de poder. De conceitos das teorias de poder, sobretudo em Michel Foucault, com os seguintes pressupostos temáticos: subjetividade, discurso, autoria, coerção, repressão, forças. Dia e horário da disciplina: quinta – feira, das 09h às 12h, sala: B.209 - até oito vagas.

Disciplina: Literatura, subjetividade e exílio, professora (Keli Cristina Pacheco), carga horária: 60 créditos: ementa: Perspectivas pós-estruturalistas de exílio. O narrador e a forma narrativa na modernidade. A negatividade da linguagem no espaço literário. Subjetivação e dessubjetivação: literatura como testemunho. Leitura e análise de narrativas à luz das teorias. Dia e horário da disciplina: sexta-feira, das 14hàs 17h, sala B. 121 - até oito vagas.

Disciplina: Literatura e Filosofia, professora (Silvana Oliveira), carga Horária: 60 créditos: ementa: O estatuto da literatura e o estatuto da Filosofia. Funções da Literatura. O texto literário como expressão filosófica. A Filosofia e a Teoria Literária. Diálogos entre o literário e o filosófico. Estética e literatura. Pressupostos filosóficos em textos literários. Dia e horário da disciplina: quinta –feira, das 14h às 17h, sala: B.123 - até cinco vagas.

Disciplina: Variação Linguística: pluralidade e identidade, professora ( Valeska Gracioso Carlos), carga horária: 60 créditos: ementa: Linguagem e sociedade. Variação linguística: objeto e métodos. Tópicos de variação e mudança. Relações entre Sociolinguística e Dialetologia. Língua e identidade. Dia e horário da disciplina: quarta-feira, das 14h às 17h, sala B. 123 - até dez vagas.

Disciplina: Literatura, História e identidade, Professor (Fábio Augusto Steyer), carga Horária: 60 créditos: ementa: Estudo da pluralidade de diálogos possíveis entre as áreas de literatura e história, tendo como tópico fundamental a questão da identidade. Abordagem teóricometodológica das duas áreas e análise de suas relações com o conceito de identidade em diferentes contextos históricos, tendo como foco principal a cultura brasileira e latinoamericana, Dia e horário da disciplina: quarta-feira, das 14 h às 17h, sala B. 121, Até dez vagas.

Disciplina: Literatura e identidade marginal, professor (Miguel Sanches Neto), Carga Horária: 60 créditos: ementa: As mudanças de pontos de vista na produção de contos na literatura contemporânea. A diversidade de vozes, suas implicações literárias e sociais. A voz das prostitutas em Dalton Trevisan. A voz dos marginais em Rubem Fonseca. A voz dos malandros em João Antônio. Dia e horário da disciplina : sexta-feira, das 09h às 12h, sala B. 209, até cinco vagas.