Quinta-feira, 20 de julho de 2017

12/07/2017 - 10h26

Projeto vai orientar servidores para aposentadoria

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

O Ambulatório de Saúde da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) convida os servidores que estão a três anos da aposentadoria para participação no projeto intitulado 'Vou me aposentar, e agora?'. A promoção terá palestra de abertura em 1º de agosto, às 14h, no auditório do Nutead - Central de Salas de Aula - Campus de Uvaranas.

O objetivo do projeto é contribuir para a preparação dos servidores da UEPG que estão a caminho da aposentadoria, motivando a construção de um novo projeto de vida, através de ações informativas e reflexivas. Para a coordenação do projeto, a preparação para aposentadoria é de extrema importância. "É algo a ser pensado desde o momento que iniciamos no mercado de trabalho. É uma fase que não deve envolver somente aspectos legais, mas também aspectos sociais, biológicos e emocionais. Devido a variados fatores, esses aspectos são fundamentais de serem abordados com esse público na pré-aposentadoria.

A iniciativa contará com palestras, oficinas práticas, atividades culturais e artísticas. Os encontros serão semanais e ocorrerão de agosto a dezembro. As ações  aconteceram todas as terças de cada mês. Ao longo do projeto serão abordadas temáticas relacionadas aos procedimentos legais e administrativos acerca da aposentadoria; discussões sobre voluntariado; planejamento financeiro e empreendedorismo; saúde e qualidade de vida; saúde emocional e desenvolvimento da criatividade e de habilidades cognitivas.

De acordo com a coordenação, será ministrada uma palestra sobre cada tema, a fim de abordá-lo de modo mais abrangente. Nas semanas seguintes serão ofertadas oficinas, com o propósito de aprofundar as discussões e, na última semana do mês, será desenvolvida uma atividade artística e/ou cultural (passeios, aula de ioga, apresentação teatral, etc). Todas as modalidades de ação contarão com parcerias estabelecidas com os cursos e projetos da própria universidade e com profissionais de outras instituições.

Os interessados podem se inscrever através do link https://goo.gl/forms/dWypyX4bIpPuomO82, pelo telefone 3220-3744, ou ainda através de e-mail ambulatoriouepg@gmail.com. As inscrições também podem ser feitas no local no dia da palestra, as vagas são limitadas. Outras informações ou dúvidas podem ser obtidas através do telefone 3220-3744.