Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

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12/07/2017 - 10h39 / Atualizada 12/07/2017 - 14h53



UEPG prepara 2ª etapa do projeto “O PR Fala Línguas Estrangeiras”


O projeto “O Paraná fala Línguas Estrangeiras – O Paraná Fala Inglês” da UEPG (segunda fase) encontra-se na fase de organização e seleção dos cursos


por Marilia Woiciechowski

A coordenação do projeto “O Paraná Fala Línguas Estrangeiras – programa O Paraná Fala Inglês” da UEPG registra que vai iniciar a segunda fase do programa na instituição.  O projeto se desenvolve em parceria com a Seti (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e vincula-se à Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais) e Eri (Escritório de Relações Internacionais) da UEPG. A professora Mariza Tulio, coordenadora do projeto, observa que a primeira fase ocorreu com a oferta de curso preparatório para exame TOEFL (2014-2016), em parceria com a Smrt English do Canadá na oferta de cursos totalmente online. Os cursos têm investimento de R$ 75,00 (semestre) com opções, a exemplo de English for Specific Purpose-ESP ou Inglês para áreas especificas; Preparatório para testes internacionais,  Escrita Acadêmica.

Mariza Tulio explica que, neste momento, o projeto encontra-se na fase de organização e seleção dos cursos. As aulas iniciam em agosto e a oferta dos cursos e pré-inscrição terá divulgação em breve. Até sexta-feira (14 de julho), a coordenação lança o formulário para pré-inscrição. O programa “O Paraná Fala Inglês”, enquadra-se na área prioritária: melhoria do ensino superior, definida pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia – CCT PARANÁ/Seti-UGF (Unidade Gestora do Fundo Paraná).  O programa tem como objetivo impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES (Instituição de Ensino Superior) através da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira. A seleção dos alunos participantes ocorre por meio de Edital público, considerando as áreas estratégicas definidas pela UEP, além da relação entre nível de proficiência e cursos ofertados.

Os preparativos para o início da segunda etapa do projeto já registra o desenvolvimento, em 20 de março de 2017, da oficina (workshop), em parceira com a equipe da Smrt English do Canadá. Também em março (dia 21) houve o lançamento do projeto no Palácio do Iguaçu (Curitiba – PR) com assinaturas da Smrt English, de reitores das sete IEs do PR, e de João Carlos Gomes secretário da SETI. Outro momento do projeto refere-se ao treinamento orientado com a equipe pedagógica, em 06 de julho, por Bruno Fischetti, representante da Smrt English.

Proposta e Foco do Curso

Para desenvolvimento ao longo de 32 meses, a proposta do curso de extensão tem como meta preparar aproximadamente 540 participantes (discentes, docentes e agentes universitários da UEPG) para impulsionar ações de internacionalização da universidade, a exemplo de projetos de cooperação internacional, e mobilidade docente e acadêmica, publicação internacional. A coordenadora enfatiza que o foco do curso é a contribuição para o alcance de patamares de excelência ou internacionalização dos programas de pós-graduação avaliados pela CAPES; e capacitação de docentes e discentes para participação em projetos de cooperação internacional.

Também sinaliza para a mobilidade e publicação internacional conjunta, oferta de oportunidades de aprendizagem da língua inglesa em diversos níveis de proficiência; e de cursos de língua inglesa aos docentes com vistas a prepará-los para os usos daquela língua nos contextos de suas respectivas funções ou em missões de intercâmbio. Serão ofertados os cursos preparatórios para exames internacionais de língua inglesa – nível pré-intermediário e intermediário; inglês geral - nível pré-intermediário/intermediário e nível intermediário/avançado; Inglês para áreas específicas; Inglês acadêmico; Inglês como meio de instrução – EMI. As turmas terão um total de 15 alunos cada (carga horária semestral de 60 horas), com nove turmas por semestre.

Municípios e Objetivos

Os municípios de abrangência do projeto: “O Paraná fala Línguas Estrangeiras -segunda etapa – O Paraná fala Inglês”, além de Ponta Grossa, são Castro Carambeí, Palmeiras, Tibagi, Pirai do Sul, e indiretamente outras cidades e regiões. A professora Mariza Tulio assinala que, entre outros objetivos, o projeto visa capacitar a equipe de coordenadores para gerirem os cursos em suas IES; a equipe de instrutores de línguas para ministrarem os cursos específicos; ofertar cursos preparatórios para obtenção da pontuação necessária em exames internacionais de língua inglesa – e cursos de inglês geral, inglês acadêmico, inglês para áreas específicas e outros, de modo a potencializar as publicações em revistas internacionais de alto impacto, intensificar a participação da comunidade acadêmica em eventos internacionais, além de preparar a comunidade acadêmica para o cenário internacional da pesquisa, considerando a diversidade linguístico-cultural.

A ação do projeto também se volta para a oferta de cursos em áreas estratégicas de desenvolvimento internacional da universidade; e para fomentar a parceria com países falantes de língua inglesa e/ou outros contextos internacionais, a fim de promover ações conjuntas em prol da qualificação, fortalecimento e expansão do programa. O público alvo do projeto envolve estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e agentes universitários das áreas estratégicas de desenvolvimento internacional das IES. No projeto “O Paraná fala Línguas Estrangeiras (segunda etapa) – O Paraná fala Inglês”, ressalta-se que a internacionalização das universidades estaduais do Paraná é um processo fundamental que se encontra em franca consolidação, gerada pela necessária transformação das ações locais em ações globais, a fim de inserir as universidades em um relevante contexto mundial. O que significa que é preciso ir além da preparação da comunidade universitária para a realização de testes de proficiência, a exemplo do TOFL, e ir ao encontro das reais necessidades dos contextos educacionais.

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