Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

« voltar

13/07/2017 - 10h50 / Atualizada 13/07/2017 - 11h03



Festival de Dança marca 80 anos do Colégio Agrícola


por Assessoria de Imprensa

Alunos do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) mostraram seus talentos e animação, nesta quarta-feira (12), no II Festival de Dança do colégio, neste ano com o tema ’80 anos – CAAR’. A promoção coordenada pelo professor de Educação Física, Jeferson Francisco da Silva, reuniu alunos de todas as séries do ensino médio, em apresentações de músicas das ‘paradas de sucesso’ dos anos 80 e canções que, hoje, ‘fazem a cabeça’ da juventude.

Jeferson da Silva explica a utilização da dança na Educação Física, como uma atividade para a socialização dos jovens, além dos aspectos do desenvolvimento da coordenação motora e mental e despertar da criatividade. “Temos alunos que entraram no colégio, praticamente, sem falar com ninguém, extremamente tímidos e que, hoje, através dessa atividade, são bastante comunicativos e com bom desempenho escolar”, diz, observando que os próprios alunos escolhem as músicas e elaboram as coreografias, sob a supervisão de professores.

O Festival de Danças integra a programação dos 80 anos do colégio, fundado em 17 de setembro de 1937. O diretor Jail Bueno comenta que até o final do ano serão desenvolvidas diversas atividades alusivas ao aniversário do estabelecimento que tem como marca o ensino de qualidade na formação técnicos agrícolas. “Nossos alunos são disputados pelo setor do agronegócio, pelas competências que desenvolvem no curso de Técnico em Agropecuária”, diz, observando que há vários anos o CAAR se coloca com a melhor escola da rede pública da região no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre as atividades comemorativas aos 80 anos do CAAR, já em andamento, Jail Bueno destaca os concursos de redação, de poesia e da logomarca da efeméride. “Os trabalhos estão sendo avaliados por uma equipe de professores e especialistas em cada área”, comenta, registrando uma responsabilidade muito grande desses avaliadores pelo número e qualidade dos trabalhos apresentados. As melhores redações e poesias farão parte de uma coletânea que será lançada, provavelmente, em setembro.

Outra ação será a criação do ‘Conjunto Arbóreo do CAAR’, revela o diretor. Segundo Jail Bueno, esse conjunto será composto por 10 espécies a árvores nativas, com o cultivo de mudas que servirá de material didático para disciplinas da área de Ciências. A inauguração desse espaço também deverá ocorrer no mês de aniversário do colégio. Para setembro e outubro, ainda está programada uma exposição itinerante de fotos dos 80 anos. A mostra fotográfica deverá passar pelo saguão da Reitoria, RU do CAAR, Núcleo Regional de Ensino de Ponta Grossa e Museu Campos Gerais. O aniversário do CAAR será tema dos momentos cívicos realizados pelo colégio em datas cívicas e também no Desfile de 194 ano de Ponta Grossa, em 15 de setembro.

Nesta sexta-feira (14), o colégio realiza sua festa julina de encerramento do semestre. Jail Bueno lembra que, nas décadas de 80 e 90, o Colégio Agrícola realizava a ‘Festa do Pinhão’, uma tradição que marcou época em Ponta Grossa, com a montagem de uma enorme fogueira e atrações artísticas e folclóricas. “Temos um projeto para resgatar essa tradição, revivendo, inclusive o conjunto de danças gaúchas, que era uma espécie de marca do colégio, que se apresentava em praticamente todos os eventos da cidade”. 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2017 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG