Quarta-feira, 23 de agosto de 2017

13/07/2017 - 16h08 / Atualizada 13/07/2017 - 16h08

Repertório erudito e popular dão o tom no Festival de Música

Ao todo mais de 50 atrações irão passar pela cidade com apresentações gratuitas para a população

Grupos Cambada Mineira se apresenta no encerramento da fase eliminatório nacional do 30º FUC, nesta sexta-feira, no Ópera

Quem caminha por Ponta Grossa já está ouvindo os acordes do 9º Festival de Música, realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a UEPG. Ao todo serão mais de 50 atrações, de música erudita e popular, em vários pontos da cidade, de forma gratuita à população. A programação segue até o dia 23 de julho, encerrando com shows de Marcelo Jeneci, O Terno e outras bandas.

Bruno Gaia e Alicia Janssen saíram de Carambeí e vierem para Ponta Grossa só para curtirem o som da banda Mustache e os Apaches, no Terminal de Uvaranas. “É a primeira vez que estamos assistindo a banda ao vivo. Tão pertinho da gente, não tinha como perder”, conta Bruno. Já os amigos Roberto Carlos Iancoski e Ray da Cruz assistiram ao show de abertura, com Marcel Bottaro Trio Jazz, no Lounge Musical do Shopping Palladium, na noite de ontem. Segundo ele, as atividades culturais nas ruas e em outros espaços ajudam no desenvolvimento da cidade. “As apresentações são uma opção de cultura e lazer muito rica e divulgam muitos estilos musicais que não conhecemos ou que não tocam nas rádios”, completa Iancoski.

Na programação dessa sexta-feira, 14, o Lounge Musical (Shopping Palladium) recebe o músico ponta-grossense Christian de Sá Quimelli com a atração ‘A Magia do Theremim’, às 16h. Já às 20h, no Cine-Teatro Ópera, acontece a eliminatória da Fase Nacional do 30º Festival Universitário da Canção e show da Cambada Mineira. Os ingressos custam R$ 16 (inteira), R$ 8 (meia) e R$ 5 (universitário), à venda na sede da Proex (em frente à Praça Marechal Floriano Peixoto).

A programação completa do 9º Festival de Música de Ponta Grossa pode ser conferida pelo site www.culturapg.com.br.

O evento, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, tem co-realização da Universidade Estadual de Ponta Grossa, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), patrocínio da Unicesumar, Phono Pub e ACIPG – Napes, parceria da Fecomércio/SESC Paraná, Shopping Palladium, Viação Campos Gerais e Rede Gastronômica dos Campos Gerais, e promoção da RPC.

A História dos Festivais

Durante a semana que antecedeu as apresentações, os músicos Sérgio Falcão e Fabrício Cunha visitaram algumas escolas estaduais de Ponta Grossa com o espetáculo ‘História dos Festivais’, que relembra grandes canções que marcaram os Festivais desde 1965. Entre uma música e outro, Sérgio Falcão, que também é professor secundarista, contextualiza o cenário político brasileiro em que cada canção está inserida.

Para a estudante Ana Julia Neves, a atividade foi enriquecedora, pois demonstra como o ensino ultrapassa os limites do quadro negro e chega até o dia-a-dia. “É muito importante conhecermos a nossa história e assim compreender melhor o que cada música está falando”, completa a estudante.