Quinta-feira, 20 de julho de 2017

« voltar

14/07/2017 - 14h03 / Atualizada 14/07/2017 - 15h22



HU-UEPG recebe debate sobre violência intrafamiliar


Evento aconteceu nesta sexta-feira no Auditório do HU-UEPG e contou com a participação de palestrantes da área da saúde


por Assessoria de Imprensa

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) sediou nesta sexta-feira (14), em seu auditório, a palestra “Violência Intrafamiliar e os impactos na saúde pública”. O evento foi promovido pelo projeto de extensão “Assessoria para a implantação do protocolo de atendimento às vítimas de violência intrafamiliar no Hospital Regional dos Campos Gerais”.

O objetivo do projeto é implantar um protocolo padrão e qualificar o atendimento às vítimas de violência intrafamiliar dos casos que chegam ao HU-UEPG, através da divulgação das formas de identificação, atendimento e encaminhamentos.

 Esse tipo de violência ocorre quando a vítima sofre algum tipo de abuso entre os membros de uma família. A violência infantil é mais frequente sendo cometida por algum parente ou pessoas que tenham função parental e pode ser caracterizada de formas diferentes como: física, psicológica, sexual e negligência.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão e professora do curso de Serviço Social da UEPG, Cleide Lavoratti, o evento faz parte de um calendário que debaterá o tema. “Iniciamos esse projeto em abril e, desde então, a demanda tem aumentado. Criamos um cronograma mensal de capacitação aos funcionários do HU-UEPG que se estende até fevereiro de 2018”.

Os próximos encontros abordarão diversos temas específicos e relacionados ao atendimento das vítimas de violência intrafamiliar além da realização de oficinas temáticas referente ao atendimento das vítimas.

O debate contou com as palestrantes Dra. Maria Cristina Marcelo da Silveira – médica pediatra do Hospital Infantil Pequeno Príncipe – e a M.s Maria Cristina Fernandes Ferreiras – chefe de departamento de promoção de saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA).

 Também participaram do evento o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, o diretor do HU-UEPG, professor Everson Augusto Krum, professora da UEPG e assessora jurídica do HU Andressa Pacenko Malucelli, representantes dos projetos de extensão da UEPG e dos hospitais da região.

Confira o calendário das próximas atividades do projeto:

Atividade Data Equipe Duração
 
Oficinas sobre os sentimentos gerados no atendimento às vítimas de violência (revolta, angústia, dor, luto) e processo de envolvimento-distanciamento.
 
 Sexta-feira
11/08/2017
Servidores
do Hospital Universitário Regional
2 horas
 
Oficinas sobre fluxos de atendimento e responsabilidades de cada profissional do Hospital.
 
Oficinas sobre trabalho interdisciplinar e em rede.
Terça-feira
29/08/2017
Servidores
do Hospital Universitário Regional
2 horas
 
Exames clínicos e ginecológicos, contracepção de emergência.
 
Terça-feira
26/09/2017
Servidores
do Hospital Universitário Regional
 
2 horas
 
Capacitação sobre a ficha de notificação da violência (SINAN) e registro da história  das vítimas.
 
Terça-feira
31/10/2017
Servidores
do Hospital Universitário Regional
 
 2 horas

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2017 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG