Domingo, 22 de outubro de 2017

09/08/2017 - 17h57 / Atualizada 09/08/2017 - 18h04

‘Cinemas e Temas’ tem sessão dupla no Campus Central

Nesta quinta-feira (10), o projeto de extensão ‘Cinemas e Temas’, vinculado ao Departamento de Estudos da Linguagem, terá sessão dupla, a partir das 17h, na sala B-108, no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em cartaz, estarão dois importantes filmes da recente produção cinematográfica mundial, dando continuidade aos ciclos ‘O cinema fala espanhol’ e ‘Panorama do cinema mundial’.

O projeto ‘Cinemas e Temas’ é coordenado pelo professor Fábio Augusto Steyer, do Departamento de Estudos da Linguagem. Tem como objetivo debater e aprofundar as relações entre a chamada ‘sétima arte e outras áreas de conhecimento, através da pesquisa e da promoção de atividades de extensão. As sessões do Cinemas e Temas são abertas ao público da comunidade universitária e externa. Os participantes recebem certificados de 4 horas emitidos pela Proex.

CIDADÃO ILUSTRE

A jornada dupla desta quinta-feira inicia, às 17h, como filme ‘O Cidadão Ilustre’ (2016), que dá sequência ao ciclo “O Cinema fala espanhol’. Lançado em 2016, o filme é dirigido por Mariano Cohn e Gastón Duprat. Representante argentino ao Oscar de ‘Melhor filme estrangeiro’ no ano passado, recebeu diversos prêmios em festivais internacionais, entre eles o de Veneza. Também fez parte da seleção oficial dos festivais do Rio e Toronto.

A história é sobre Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, que volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade - um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local. (fonte: Adoro Cinema).

EU, DANIEL BLAKE

Às 19h30, no ciclo ‘Panorama do cinema mundial’, roda o filme inglês “Eu, Daniel Blake” (2016), dirigido por Ken Loach, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes (2016). “Em tempos de reforma trabalhista e previdenciária este é um filme fundamental para o debate a respeito do tema”, afirma o coordenador do projeto ‘Cinema e Temas’.

No enredo, após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la. (fonte: Adoro Cinema).