Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

11/08/2017 - 15h54 / Atualizada 11/08/2017 - 16h00

UEPG sedia a oitava edição do Simpósio de Análise Térmica

Palestras nacionais e internacionais, minicurso e apresentação de trabalhos fazem a programação do VIII Simpósio de Análise Térmica (VIII SIAT), sediado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a partir deste domingo (13). A programação que se estende até a terça-feira (15) ocorre no Espaço de Eventos Restaurante Famiglia Zaparolli (Av. Visc. de Mauá, 1166 - Oficinas). As palestras envolvem a aplicação da análise térmica nas áreas da química, física, engenharia e ciência de materiais, farmácia, engenharia de alimentos, ciência e tecnologia de alimentos.

Neste ano, o evento toma novos rumos buscando descentralizar sua realização, visto que todas as edições anteriores ocorreram no estado de São Paulo. É proposta é difundir ainda mais os conhecimentos sobre a análise térmica. Dessa forma, a VIII do SIAT veio para a região Sul do país. A Comissão organizadora conta com pesquisadores renomados na área de análise térmica, bem como com jovens pesquisadores da região sul, o que ressalta a importância do evento, assim como a perspectiva de seu futuro nas mãos da nova geração de termoanalistas brasileiros.

MINICURSOS E PALESTRAS

O minicurso “Novas perspectivas da Análise Térmica” será ministrado pelos professores doutores Gilbert Bannach e Flávio Jr. Caires, da (FC Unesp). Para o evento, já estão confirmadas as palestras “Modeling and prediction of mechanical and optical properties based on key parameters of crystalline structure” (prof. Dr. A. Kállay-Menyhárd - Editor chefe do Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, Budapest University of Technology and Economics, Hungary); “Análise Térmica - uma abordagem para alimentos” (prof. dr. Álvaro Renato Guerra Dias - UFPel); e Aplicação da análise térmica em polímeros - TMA, DMA (Salvador Claro Neto - IQSC-USP).

Outros temas do espaço de palestra são “Aplicação da análise térmica em alimentos” (prof. dr. Augusto Ramos (Universidad Peruana Unión /Peru); “Princípios básicos de Análise Térmica” (prof. dr. Eder Tadeu Cavalheiro - IQSC-USP); “Erros na interpretação de dados termoanalíticos” (prof. dr. Massao Ionashiro (IQ-UNESP, editor chefe do Brazilian Journal of Thermal Analysis); “A análise térmica no Brasil” (prof. dr. Lazaro M. D'Assunção); e Análisis térmico en el control de fármacos y productos farmacêuticos (prof. dra. Marcela Raquel Longhi - Universidad Nacional de Córdoba).

Para outras informações sobre o VIII SIAT, os interessados devem acessar (https://www.facebook.com/analisetermica/) e (http://viiisiat.wixsite.com/evento).