Terça-feira, 22 de agosto de 2017

« voltar

11/08/2017 - 16h59 / Atualizada 11/08/2017 - 17h14



UEPG entrega nova recepção das clínicas odontológicas


A inauguração da recepção das clínicas odontológicas traz em sua concepção a atenção com os serviços de saúde que, hoje, focam seus esforços na humanização, no acolhimento, e no bem-estar dos trabalhadores e usuários


por Marilia Woiciechowski

O Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) registrou, nesta sexta-feira (11 de agosto), às 13h30, a cerimônia de entrega das instalações da recepção das clínicas odontológicas da UEPG, que atendem a pacientes em atividades com a participação de alunos orientados por professores da área. Trata-se da entrega das reformas e adequações da Recepção das Clínicas Odontológicas do Sebisa que se tornou possível, a partir da aplicação de recursos na ordem de R$ 15 mil reais obtidos através do curso de especialização em Orotodontia (lato sensu), aberto a cirurgiões-dentistas com registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

A cerimônia de viabilização das estruturas físicas necessárias ao desenvolvimento de atividades acadêmicas do Sebisa, contou com a presença do reitor da UEPG - Carlos Luciano Sant’Ana Vargas; do secretario de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – João Carlos Gomes; da diretora do Sebisa – Fabiana Postiglione Mansani; e da professora Márcia Helena Baldani Pinto – chefe do Departamento de Odontologia. O ato de descerramento da placa alusiva à entrega da nova “Recepção das Clínicas Odontológicas” reuniu autoridades universitárias, professores, alunos da graduação e pós-graduação em Odontologia (especialização, mestrado e doutorado), agentes universitários e convidados.

Humanização e Acolhimento

Ao registrar a satisfação de estar no momento da entrega do espaço de recepção para o curso de Odontologia, a professora Márcia disse que “os serviços de saúde, hoje, focam seus esforços na humanização, no acolhimento, no bem-estar, tanto dos trabalhadores quanto dos usuários”. Nesse sentido, pontuou que acolher significa ouvir, receber, dar abrigo. Destacou essa preocupação como um dos pilares do cuidado em saúde, registrando: “É a porta de entrada, a sala de visitas de todo o atendimento que será realizado aos usuários”. A diretora do Departamento de Odontologia ressaltou que o acolhimento não é apenas um espaço ou um local, mas a maneira como as pessoas são recebidas, e de como se estabelecem as relações entre os usuários e os profissionais. “É o compromisso em responder às suas necessidades, ouvindo seus pedidos, resolvendo seus problemas”.

Da importância do espaço, a professora Márcia registrou que responde à uma necessidade porque os pacientes que vinham em busca de atendimento odontológico chegavam e batiam de porta em porta procurando quem os orientasse. Citou que o espaço também viabilizará outra faceta do cuidado em saúde – a atenção integral. “Aqui poderemos implementar nosso tão aguardado prontuário único, que guardará a história dos pacientes em suas passagens pelas várias clínicas e disciplinas. Sem dúvida o prontuário único será uma ferramenta importante na resolutividade do atendimento, e também um importante instrumento pedagógico, para formarmos o profissional que desejam as diretrizes curriculares nacionais”.

Recepção Moderna e Organizada

Para a diretora do Sebisa, a modernização da área resulta em melhor atendimento aos pacientes das clínicas, que com ampliação e adaptação do espaço às necessidades do setor, ganham em segurança, conforto e traquilidade. “O novo espaço tem em sua concepção o empenho em receber o paciente em ambiente agradável e encaminhá-lo com informações para atendimento nas clínicas odontológicas”. Fabiana Mansani salientou a honra do Sebisa em ver concretizada mais uma obra voltada ao melhor atendimento à comunidade. Disse que o curso de Odontologia com seus 64 anos de existência, sempre atuou como prestador de serviços ao SUS, à comunidade de Ponta Grossa e da região do Campos Gerais, e com o novo espaço passa a recepcionar os seus pacientes de forma mais moderna e organizada.

A diretora do Sebisa acentuou que, com a recepção o setor proporciona qualidade e melhores condições de sala de espera e de segurança para os pacientes, e para os professores, servidores e alunos. Na cerimônia, registrou que a Recepção das Clínicas Odontológicas fez parte do Projeto de Desenvolvimento Institucional Sebisa (2012-2017) e, hoje, está como meta cumprida. A professora frisou, ainda, que o Sebisa, ao longo dos últimos três anos vem trabalhando de forma integrada, entrelaçando as graduações, as residências, as especializações, os mestrados e os doutorados. “O crescimento tem se mostrado iminente e real, fruto de um trabalho conjunto com objetivos comuns, a exemplo da recepção das Clínicas Odontológicas. Aproveitou a oportunidade para anunciar que, em setembro próximo, ocorre a inauguração do Laboratório Multiusuário (Labmu Sebisa), que está em fase de conclusão com apoio da União Gestora do Fundo Paraná, ligado à Seti.

Melhor Atendimento e Especialização

O secretário da Seti, João Carlos Gomes, considerou a importância do espaço para o Sebisa que sempre atua firme para tornar realidade prioridades da área de saúde, como a entrega de mais uma obra que traz em suas características a atenção em dar melhor atendimento à comunidade. Frisou a satisfação de viver 41 anos dos caminhos da Odontologia na instituição como aluno e professor. Fez questão de marcar que a nova recepção, mais que um espaço de atendimento simboliza a forma diferenciada do trabalho na área de saúde, no caso a Odontologia, em sua forma de atenção com a humanização no atendimento aos pacientes. “As pessoas que buscam as especialidades das clínicas têm o encontro com a qualidade no atendimento e na integração paciente, aluno e professor”. João Carlos considera o significado do novo espaço que chega para deixar o paciente mais a vontade em suas necessidades de atendimento odontológico.

Com uma saudação ao trabalho realizado pelo Sebisa, o Reitor da UEPG enalteceu na entrega das instalações da recepção das clínicas odontológicas o seu valor intangível para o curso. Também frisou o suporte dos recursos para as obras de reformas viabilizadas pelo curso de Especialização em Odontologia, coordenado pelo professor Ulisses Coelho, chefe adjunto do Departamento de Odontologia. Neste aspecto, registrou que o Supremo Tribunal Federal deu segurança jurídica aos cursos de especialização. Para o Reitor, hoje, os cursos de especialização significam a oportunidade de recursos para a universidade – e trazem em seu apoio a satisfação de momentos importantes como o que inaugura a recepção das clínicas odontológicas do Sebisa.

Concretização de um Sonho e Respeitabilidade

A professora Stella Kossatz Pereira explica que a recepção orienta o atendimento dos pacientes que buscam serviços da Odontopediatria, Clínica Integrada, Periodontia, Dentística Restauradora, Ortodontia, Prótese Dental, Cirurgia, Endodontia – e em todas as especialidades da Odontologia. Stella, que esteve como chefe do Departamento de Odontologia da UEPG (2013-2017), relata que a recepção das clínicas odontológicas foi idealizada em sua gestão – e hoje é a concretização de um sonho. “Nós valorizamos este momento que traz qualidade ao paciente que, em seu primeiro contato com a universidade, recebe todas as informações sobre o atendimento que procura, a exemplo de agendamento, clínicas e horários. A professora diz que os usuários das clínicas vão ter atendimento nas manhãs e tardes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para o professor Ulisses Coelho, o ato de entrega da recepção das clínicas odontológicas se traduz na respeitabilidade ao usuário de todos os serviços da área na UEPG. Ao registrar que a pós-graduação lato-sensu está regulamentada e concretizada na UEPG, o professor explica que o Departamento de Odontologia tem a oferta de especialização em Ortodontia e Odontopediatria. Com relação à Ortodontia diz que o curso se encontra em atividades com a quarta turma, tem 36 meses de duração e conta com 12 alunos. Ulisses ressalta o novo espaço da área que atende os pacientes com informações corretas e acomodações de qualidade na espera por atendimento odontológico. Afirma que as especializações são importantes no novo contexto vivido pelas universidades.

 

 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2017 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG