Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

31/08/2017 - 19h24 / Atualizada 31/08/2017 - 19h26

UEPG tem três cursos com 5 estrela no Guia do Estudante

Três cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram classificados com o sele ‘5 estrelas’ no Guia do Estudante – GE Profissões Vestibular 2018, que circulará nas bancas de todo país, a partir de 16 de outubro. Receberam a maior graduação da publicação os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, em Letras e em História, destacando que, neste ano, pela primeira vez, o GE avaliou todas a licenciaturas. De 34 graduações avaliadas, a UEPG ainda registrou 20 cursos com ‘4 estrelas’ e 11 cursos, com ‘3 estrelas’.

O GE Profissões é uma das publicações mais conceituadas do país, editada há mais de 20 anos pela Editora Abril, com dados obtidos junto às coordenações de mais de 30 mil cursos de instituições públicas e particulares. A avaliação consiste numa pesquisa de opinião, conduzida por equipe de jornalistas e pareceristas. São os pareceristas que emitem os conceitos que, ao final do processo, permitem classificar os cursos em excelente (5 estrelas), muito bom (4 estrelas), bom (3 estrelas), regular (2 estrelas) e ruim (1 estrela). São considerados estrelados os cursos com 3 ou mais estrelas.

A pesquisa inicia com a atualização dos dados das instituições credenciadas pelo Ministério da Educação. As instituições de ensino superior informam os cursos que vão ofertar nos concursos vestibulares. Em seguida, determina-se quais cursos serão avaliados. Para tal, devem preencher alguns pré-requisitos, entre os quais ter a titulação de bacharelado ou licenciatura; conclusão da primeira turma de formandos igual ou inferior a 2015; ser presencial; e ter turmas em andamento. Na sequência parte-se para a coleta de informações junto aos coordenadores de cursos, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico. Entre os dados solicitados, estão instalações físicas, relação com o mercado de trabalho, projeto didático pedagógico, titulação do corpo docente, e produção científica, etc.

Os dados fornecidos pelos coordenadores, são passados aos pareceristas. Desde 2016, eles passaram a avaliar cada curso em três aspectos - corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura – atribuindo uma nota para cada um desses tópicos. A nota final de cada parecerista para um determinado curso será a média simples dessas três notas. Também desde o ano passado, a nota final do curso incorporou o desempenho nas duas avaliações anteriores, com diferentes pesos a cada ano: peso 3 ao ano em questão (neste, 2017), peso 2 ao último ano (2016) e peso 1 ao penúltimo ano (2015).

A nota final do curso é calculada da seguinte forma: [3x média do curso no ano em questão (2017) + 2x média do curso no último ano (2016) + 1x média do curso no ano anterior (2015) / 6]. Para a transformação da nota final em estrela, a partir de 2016 foram adotadas faixas móveis (intervalos), cujos limites variam a cada edição de acordo com o desempenho (notas obtidas) dos cursos. As faixas de estrelas são definidas a partir do desvio padrão, que leva em conta o desempenho do conjunto de cursos e o quanto as notas variaram em relação à média naquele ano. Os cursos só podem subir ou descer uma estrela a cada ano.

CURSOS ESTRELADOS

Na UEPG todos os cursos avaliados foram estrelados. Além das três licenciaturas com ‘5 estrelas’, receberá o selo ‘4 estrelas’ os cursos de bacharelado em Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia de Software, Farmácia, Física, Geografia, Jornalismo, Química, Serviço Social e Turismo. Também tiveram ‘4 estrelas’ as licenciaturas em Artes Visuais, Educação Física, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química.

Com o selo ‘3 estrelas’, aparecem os bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, História, Medicina e Odontologia; e a licenciatura em Música.