Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

« voltar

01/09/2017 - 15h08 / Atualizada 01/09/2017 - 18h24



Odontologia homenageia a professora Eunice Kunh


por Mari Cleia Aparecida de Andrade

O Departamentos de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) prestou homenagem póstuma à professora Eunice Kuhn, nesta sexta-feira (1º), com o descerramento de uma placa na entrada da Clínica Odontológica (sala 63), no Bloco 'M' - Campus de Uvaranas. A cerimônia reuniu os filhos Rodrigo Camloffski e Diego Camloffski e parentes da professora. Também estiveram presentesm a diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Fabiana Postiglione Mansani; a chefe do Departamento de Odontologia, Márcia Helena Baldani Pinto; e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Denise Wambier.

Durante a cerimônia professora Denise Wambier fez um breve histórico sobre a trajetória da professora na UEPG. "A história de vida da professora Eunice Kuhn reflete a evolução da Odontologia em Ponta Grossa e do nosso curso de Odontologia na UEPG. É a história de uma professora que, não apenas contribuiu para o crescimento da instituição, mas que foi se moldando como docente de acordo com as exigências de cada momento". 

Denise lembra quando o curso de Odontologia firmava-se na região, e até nacionalmente, como instrumento para formação de excelentes profissionais, com preparo intelectual e habilidades técnicas diferenciadas, que o capacitavam a exercer a profissão com segurança. Ao mesmo tempo havia a preocupação constante com a atuação da universidade na comunidade por meio de projetos de extensão. "A professora Eunice contribuiu neste processo e durante muito tempo, suas atividades concentraram-se no ensino de graduação e atividades extensionistas. Dentro de sua área de atuação destacam-se as atividades de extensão desenvolvidas em localidades como o Guaragi e o Crutac, além de escolas municipais e estaduais de Ponta Grossa, orientando e estimulando acadêmicos do curso de Odontologia a participarem mais ativamente da comunidade onde estavam inseridos em ações educativas para a promoção e manutenção da saúde bucal na infância".

A Chefe de Departamento de Odontologia, Marcia Baldani, também falou sobre a 'Clínica 63', local das aulas de Odontopediatria e Saúde Coletiva, desde a inauguração do Bloco M. em 1992; e relembrou da insegurança de como seria trabalhar em um lugar longe do centro, como seria para os pequenos pacientes chegarem até o campus. "Logo essa sala se tornou parte  de nossas vidas, espaço de trabalho que muitas vezes se estendia às salas e cozinha das nossas casas. Em cada espaço dessa clínica tem um pouco da professora Eunice: as primeiras aulas práticas com os alunos em volta da mesa dos professores, os teatros e palestras no escovódromo e as crianças nas cadeiras odontológicas. Por isso, denominar essa sala com o nome da professora Eunice tem um enorme significado afetivo que gostaríamos de legar para as próximas gerações de professores, acadêmicos e servidores".

Fabiana Mansani também falou que a história da professora Eunice ficará eternizada na placa. Mas enfatizou que não é só na placa que a professora será lembrada, mas nas amizades que deixou e  em suas atuações durante a sua trajetória. Fabiana lembrou sobre a atuação da professora no Programa Crutac (Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária) "O Crutac é um programa que tem 40 anos de existência no qual a professora Eunice participou quando fez o mestrado. Naquela época foi idealizadora e coordenadora de um projeto inovador com o curso de Licenciatura em Pedagogia através do Projeto de Extensão Pedagogia e Odontologia:um encontro para a promoção da saúde bucal, onde os futuros cirurgiões-dentistas e os futuros pedagogos trabalhavam em conjunto no desenvolvimento de recursos didáticos e atividades educativas em saúde bucal para escolares. Eunice nos deixou um legado muito importante, hoje não se faz nada sem interdisciplinaridade".

A professora Eunice Kuhn faleceu em 24 de fevereiro de 2016 , vítima de câncer. Era graduada em Odontologia em 1975. Logo após a formatura, iniciou estudos na Universidade Federal de Santa Catarina, onde obteve o título de especialista em Odontopediatria em 1976, tornando-se a primeira profissional em Ponta Grossa a obter esse título. Depois de 10 anos de clínica particular, dedicada exclusivamente ao atendimento odontopediátrico, uma bem-sucedida cirurgiã-dentista, sentiu necessidade de compartilhar sua experiência e conhecimento. Prestou concurso e foi aprovada como professora efetiva do curso de Odontologia na UEPG, desde 1986 a té 2016, nas áreas de Odontopediatria e Saúde Coletiva.

Dedicava-se principalmente ao ensino de graduação e atividades extensionistas. Sua formação stricto sensu se deu em 2002, quando concluiu mestrado em Saúde Pública, consolidando uma relação com a Saúde Coletiva, cultivada junto com a Odontopediatria. Professora extremamente ativa e comprometida com o ensino, em 2013 concluiu o curso de Doutorado na UEPG.

 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2017 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG