Sábado, 25 de novembro de 2017

04/09/2017 - 11h12 / Atualizada 04/09/2017 - 14h48

Pró-Reitor de Graduação da UEPG participa do XXX ForGrad

O ForGrad 2017 teve organização da Universidade Mackenzie em São Paulo e como objetivo contribuir com a formulação e implementação de políticas públicas de educação superior, com o olhar para o pleno desenvolvimento do país

por Marilia Woiciechowski

O pró-reitor de Graduação da UEPG, Miguel Archanjo de Freitas Junior, participou da programação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (XXX ForGrad), nos dias 31 de agosto e 1º e 2 de setembro, numa realização da Universidade Mackensie em São Paulo. Com o tema central “Educação Superior Brasileira: compromisso com o ensino, pesquisa e a extensão”, o evento desenvolveu os dois primeiros dias no Espaço Técnico Cultural do CREA-SP (Avenida Angélica, 2364) - e o encerramento no Auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis, da Universidade Mackenzie.

A programação do XXX ForGrad registrou espaços de palestras e mesas redondas onde houve debates de temas, a exemplo de “As perspectivas para a graduação no Brasil” e “Política Nacional de Graduação”. A organização do fórum destacou o objetivo de contribuir com a formulação e implementação de políticas públicas de educação superior, com o olhar para o pleno desenvolvimento do país. O Pró-Reitor de Graduação da UEPG assinalou a participação no evento como importante para verificar como as diferentes universidades brasileiras abordam as demandas dos órgãos reguladores, e registrar quais são as tendências e perspectivas para o ensino superior brasileiro.

O professor ressaltou que a oportunidade traduz como a UEPG está no caminho certo ao pensar uma universidade que busca a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “É a atenção com uma universidade que valoriza as atividades para além da sala de aula – e que trata o ensino de maneira híbrida”. Miguel de Freitas Junior frisa os três dias de intensos debates que, no encerramento do evento, possibilitou a criação da Carta de São Paulo, que será encaminhada pela organização do ForGrad para o Ministério da Educação e para o Conselho Nacional de Educação. O Pró-Reitor disse que, no evento ainda, houve votação para a escolha da diretoria que vai dirigir o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (2017-2018).

A votação indica a presença da professora Mary Roberta Marinho, do Instituto Federal da Paraíba na presidência do Fórum; e do professor Miguel Archanjo de Freitas Junior, na vice-presidência nacional do Fórum.