Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

« voltar

05/09/2017 - 11h35 / Atualizada 05/09/2017 - 17h59



Propesp recebe inscrições para programa da Fundação Araucária


O programa de apoio financeiro da Fundação Araucária tem como foco a participação de docentes em eventos relacionados com ciência e tecnologia nas diversas áreas de conhecimento


por Marilia Woiciechowski

Até 18 de setembro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG recebe inscrições de professores para solicitação de apoio financeiro na forma de diárias e passagens. Trata-se de suporte financeiro que atende à chamada pública da Fundação Araucária – e os recursos referem-se à participação em eventos técnico-científicos a serem realizados de outubro de 2017 a agosto de 2018. O suporte requer apresentação de trabalho de autoria do docente, do valor concedido pela Fundação Araucária à UEPG, condicionado à assinatura do convênio e repasse dos valores pela Fundação Araucária.

O programa de apoio das conveniadas Fundação Araucária/UEPG tem como foco a participação de docentes em eventos relacionados com ciência e tecnologia nas diversas áreas de conhecimento. A Propesp vai efetuar a distribuição do recurso institucional recebido de acordo com a demanda dos professores. Para solicitar o apoio, o professor deve preencher formulário próprio de inscrição. Todos os pedidos devem ser protocolizados (Protocolo Geral da UEPG) à Diretoria de Pesquisa. O valor máximo a ser concedido ao docente requer (na inscrição) o atendimento a critérios do convênio. Para tanto, exige-se participação como docente permanente em programa de pós-graduação da UEPG (25% do total solicitado; e na coordenação de projeto de pesquisa ou participação em pesquisa continuada, ambos devidamente registrados na Divisão de Pesquisa (25% do total solicitado).

A inscrição também tem como critério estar na coordenação ou na participação em projeto financiado registrado na Divisão de Pesquisa (25% do total solicitado; e estar orientando iniciação científica no período da solicitação (25% do total solicitado). A Propesp alerta aos professores impossibilitados de orientar iniciação científica no período, por terem se afastado para pós-doutorado ou licença sabática, sobre a necessidade de comprovar orientação de iniciação concluída no período imediatamente anterior. No caso da demanda dos professores ser maior que o valor total concedido à UEPG através da Fundação Araucária, será efetuado um mesmo percentual de corte em todas as propostas solicitadas. A Diretoria de Pesquisa da Propesp divulgará os resultados por edital, no site www.uepg.br/propesp, a partir de 22 de setembro.

Requisitos para Solicitação

Para solicitar o apoio financeiro, o professor deve ser brasileiro nato ou naturalizado. (quando estrangeiro, ter visto permanente); ser docente efetivo na UEPG e integrar projeto de pesquisa ou pesquisa continuada, ambos cadastrados na Divisão de Pesquisa; ter currículo atualizado na Plataforma Lattes (CNPq); e participar de grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq certificado pela UEPG e atualizado; apresentar trabalho de sua autoria no evento para o qual solicita apoio financeiro, vinculado a projeto de pesquisa ou pesquisa continuada, ambos devidamente registrado na Divisão de Pesquisa; e não estar afastado para atividades docentes por qualquer tipo de licença no período da realização do evento.

Também apresentar somente uma solicitação de participação – e em um único evento na presente chamada; citar na publicação, obrigatoriamente, o apoio da Fundação Araucária, com a inserção da respectiva logomarca em todos os materiais de divulgação; e apresentar à Diretoria de Pesquisa o relatório técnico final acompanhado de cópia do trabalho publicado com citação do apoio da Fundação Araucária, e certificado/declaração de apresentação do trabalho, em até dez dias após a utilização dos recursos; não ter pendências com a Fundação Araucá\ria – e com a Diretoria de Pesquisa da Propesp.

Veja a íntegra do edital EDITAL PROPESP 27/2017

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2017 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG