Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

05/09/2017 - 15h58 / Atualizada 05/09/2017 - 16h34

Comitiva da UEPG visita universidades portuguesas

Visitas técnicas são focadas na área da saúde, com objetivo de estabelecer acordos de cooperação e mobilidade acadêmica, sobretudo na área de residências hospitalares

Uma comitiva da Universidade Estadual doe Ponta Grossa (UEPG) visita as universidades portuguesas de Coimbra (UC) e do Porto (UP), nesta semana, com o objetivo de estabelecer acordos de cooperação técnica e científica e convênios de mobilidade na área da Saúde, em especial, na área das residências médicas e multiprofissionais. Comandam o grupo o secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia/UEPG; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Osnara Mongruel Gomes, e o diretor geral do HU-UEPG, Everson Augusto Krum.

Nesta-terça-feira, a comitiva da UEPG foi recebida prelo reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel da Silva. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG apresentou dados da instituição, sobretudo números que destacam o crescimento dos programas de pós-graduação stricto sensu, ressaltando indicadores dos cursos de mestrado e doutorado na área da saúde, assim com as especializações na área hospitalar (residências médicas e multiprofissionais). “A ideia é ampliar as nossas parcerias, que já ocorrem desde 2011, nos campos das licenciaturas e do Direito”, diz a professora Osnara Mongruel Gomes.

Na sequência, a comitiva da UEPG foi recebida pela direção da Faculdade de Medicina e Medicina Dentária; e à tarde, conheceram o Centro Hospitalar da UC, sendo recebidos pelo diretor da unidade, Fernando Regateiro e equipe. No encontro, também foram discutidas futuras parcerias com o HU-UEPG, para a mobilidade acadêmica na graduação e residências médicas. Para tratar desses acordos, a comitiva inclui as presenças dos diretores do HU, Tatiana Cordeiro (Acadêmica) e Gilberto Baroni (Técnico), da coordenadora das residências multiprofissionais, Luciane Cabral; e da coordenadora da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, Daniele Brasil.

O diretor geral do HU Everson Augusto Krum, comenta que, com 1,8 mil leitos, o Centro Hospitalar da UC é quase dez vezes maior que a estrutura do HU-UEPG. “São dois hospitais gerais, um hospital psiquiátrico e uma maternidade. Ainda são referência no tratamento de câncer (parâmetro de referência para "grandeza médica", observa. “Nossos residentes poderão ficar em estágio observacional de até um mês, nesses hospitais, acompanhando as rotinas técnicas desenvolvidas pelas equipes de atendimento”, completam Everson Krum. Também foram discutidas parcerias na área de pós-graduação em Odontologia (mestrado e doutorado). Após conhecer o Centro Hospitalar, a comitiva visitou o Centro de Simulação Biomédica da UC.

Atualmente, o HU-UEPG conta com programas de residência médica nas áreas de Clinica Medica, Cirurgia Geral, Medicina da Família, Neurologia, Radiologia, Ortopedia e Intensivismo. Para 2018, será implantada as residências em Otorrinolaringologia e Anestesiologia. Na área de residências multiprofissionais e uniprofissioinais, o HU oferece os programas em Saúde do Idoso, Intensivismo, Neonatologia, Enfermagem Obstétrica, Reabilitação e Cirurgia Buco-Maxilo. Para o próximo ano, prevê a oferta da residência em Urgência e Emergência.

Na quinta-feira, a comitiva da UEPG visita a Universidade do Porto.