Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

06/09/2017 - 17h31 / Atualizada 06/09/2017 - 17h35

Alunos de Jornalismo fazem visita técnica a jornais de PG

Estudantes do primeiro e segundo ano visitaram as redações do Diário dos Campos e do Jornal da Manhã para conhecer os processos produtivos e os profissionais da informação.

Estudantes do curso de Jornalismo da UEPG realizaram uma visita às redações do Diário dos Campos e do Jornal da Manhã na tarde de segunda-feira (4). Durante a visita técnica, os acadêmicos do primeiro e do segundo ano conheceram as rotinas produtivas dos jornais e conversaram com jornalistas sobre o cenário de transformações experimentadas na área da comunicação.

“Penso que é importante os alunos conhecerem e valorizarem os profissionais que trabalham nos jornais impressos da cidade, e que produzem o jornalismo profissional de maior credibilidade e nível de apuração”, afirma o professor e jornalista Ben-Hur Demeneck, responsável pelo passeio. Ele é professor de Produção e Edição de Textos Jornalísticos I e um dos professores de Núcleo de Redação Integrada. Além de Demeneck, os alunos também foram acompanhados pelos professores Cibele Abdo e Marcelo Bronosky.

Os gerentes de conteúdos dos jornais visitados conversaram com os estudantes sobre o processo de produção de notícias, o fechamento diário, os conteúdos específicos para internet e as ferramentas de monitoramento de audiência. Repórteres e diagramadores também falaram com os estudantes.

“Esse contato direto com a academia é fundamental para todo profissional”, comenta o jornalista Marcos Silva, gerente de conteúdos do Diário dos Campos. Para Silva, a atividade foi uma oportunidade de compartilhar conhecimento. Na visita técnica, ele ressaltou o valor da credibilidade para o exercício profissional e a importância de integrar jornal impresso com as novas tecnologias.

“É interessante ter a oportunidade de conhecer os novos colegas de profissão”, enfatiza o jornalista Mário Martins, o gerente de conteúdos do Jornal da Manhã e do portal ARede. “É uma troca de conhecimento importante para se familiarizarem com a rotina da redação”, afirma. Durante a visita, Martins havia reforçado a prioridade de formar jornalista multimídia e de cada canal de comunicação estar em contato direto com os leitores.

texto: Marina Santos e William Clarindo

fotos: Tais Maria Ferreira.