Sábado, 25 de novembro de 2017

06/09/2017 - 18h38 / Atualizada 06/09/2017 - 18h35

Reitoria recebe professora da Universidade Tecnológica do Texas

A vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, da UEPG, recebeu nesta quinta-feira (5), visita da professora Elizabeth Trejos-Castillo, da Universidade Tecnológica do Texas (Texas Tech Unversity - TTU). De fevereiro a agosto de 2018, a professora da TTU vai desenvolve projeto de pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA), por meio de convênio com o Programa Fulbright, ação de intercâmbio educacional e cultural do governo dos Estados Unidos que objetiva ampliar as relações entre os EUA e outros países.

Na visita à Ponta Grossa, Elizabeth Trejos-Castillo foi acompanhada pela professora Édina Schimanski, do PPGSA, que esteve com a professora em entidades que trabalham com crianças e adolescentes, onde ela deverá desenvolver sua pesquisa na área de Desenvolvimento Humano e Assuntos da Família. Ainda manteve contato com os alunos dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas e em Educação. O seu primeiro contato com o Brasil se deu através da bolsista Bernadete Machado Serpe, da qual foi orientanda em pós-graduação sanduiche na TTU.

A professora Elizabeth Trejos-Castillo é emissária da direção da TTU para o estabelecimento de um acordo de cooperação com a UEPG, no qual alunos da universidade do Texas poderão vir ao Brasil, para desenvolver estudos no campo das ciências humanas, possibilitando também o envio de professores e alunos da graduação e da pós-graduação aos EUA. “Há um interesse muito grande da nossa instituição nesse intercâmbio com outros países”, disse, destacando aspectos da internacionalização como uma via de mão dupla que traz benefícios a todas as partes envolvidas.

Acompanharam a visita á Reitoria, o coordenador e o vice-coordenador do PPGCSA, Alfredo e César Antunes e Constantino Ribeiro de Oliveira Júnior; o chefe do Escritório de Relações Internacionais, Jarem Raul Garcia e a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Patrícia Correia de Paula Marcoccia.