Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

11/09/2017 - 11h24 / Atualizada 11/09/2017 - 11h31

Jornalismo participa do Intercom 2017 com doze trabalhos

O Curso de Jornalismo e o Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta (UEPG) participaram da 40ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2017), realizado de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba (PR).

Ao todo, foram apresentados onze resultados de pesquisas, sendo oito no Intercom Jr, espaço para participação de alunos de graduação, e outros três por professores em Grupos de Pesquisa (GPs). Um discente do Mestrado em Jornalismo também expôs trabalho experimental resultante da graduação na categoria livro-reportagem. Além disso, outros três GPs tiveram coordenação de docentes de Jornalismo da instituição.

Na categoria Intercom Jr, os oito trabalhos tiveram orientação dos professores Andressa Kikut Dancosky, Carlos Alberto de Souza, Felipe Moura de Oliveira e Karina Janz Woitowicz. Apresentaram nos grupos os alunos Ana Luisa Vaghetti, André Luiz Lucas da Luz, Bruna Camargo, Enrique Wille Bayer, Gabrieli Aparecida Kapp de Oliveira, Marina Michelis de Lima, Nicolas Pedrollo Ribeiro e Verônica Scheifer.

Nos GPs, foram apresentadas as pesquisas “Rádio, audiovisual e internet – estratégias do programa Gaúcha Hoje no Facebook”,  de Graziela Bianchi; “A emergência do ‘interpretante em rede’: percurso teórico-metodológico”, de Felipe Moura de Oliveira; e “Folkcomunicação em perspectiva etnográfica: Contribuições para as práticas de ensino em Jornalismo”, de Karina Janz Woitowicz. Os docentes ainda coordenaram sessões nos GPs com as temáticas de radiojornalismo, semiótica e política e folkcomunicação.

Na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), o mestrando Abinoan Santiago dos Santos expôs o livro-reportagem “Inquérito 681 – Operação Mãos Limpas”, trabalho selecionado na etapa regional do Congresso.