Sábado, 25 de novembro de 2017

11/09/2017 - 13h45

Rede Casla-Cepial e UEPG apoiam ação em faxinal

Regularmente ofertada, a Disciplina ¨Saberes Geoecológicos Tradicionais e Diversidade Socioterritorial¨, sob a responsabilidade do professor Nicolas Floriani, do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), será ministrada neste ano fora dos ‘muros’ da universidade. Apoiado por outros professores e profissionais voluntários da Rede Casla-Cepial e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da UEPG, decidiu-se por realizar um período de vivência de uma semana (16 a 22 de outubro), na Comunidade Rural Tradicional do Faxinal Sete Saltos de Baixo, em Ponta Grossa, onde serão trocadas experiências entre acadêmicos e habitantes faxinalenses.

A ideia vem ao encontro com os princípios da Rede Casla-Cepial, de dar voz aos atores sociais historicamente inviabilizados pelas instituições formais (sistemas jurídicos, educacionais, democrático, etc), marcados pelo processo de modernização excludente, aproximando-se, com isso, das demandas reais das comunidades vulneráveis e em situação de conflitos socioterritoriais.

A disciplina contará com a participação dos seguintes professores: Nicolas Floriani (UEPG) , Almir Nabozny (UEPG), Tiago Augusto Barbosa (UEPG), Dimas Floriani (UFPR MADE), Adnilson Almeida Silva (UNIR), Josué de Castro Silva (UNIR), Maria das Graças Nascimento (UNIR), Antonio Haliski (UFPR Litoral), Sandra Engelmann (IFPR), Ancelmo Schoerner (UNIOESTE), Adilçon Campigoto (UNICENTRO), Reydi Moura (IESOL,-UEPG) e Luiz Alexandre Cunha (IESOL- UEPG), Marilisa do Roci Oliveira (PROEX-UEPG), Celbo Fonseca Rosas (PPGEO-UEPG), Tiago Augusto Barbosa (DEGEO-UEPG), João Dermiski (IFPR, Irati).

Além dos referidos professores, profissionais liberais voluntários da CASLA JUR também realizarão atividades no período: Gladys de Souza Sanchez (medica), dos advogados Emerson Handa, Kenya Horst, Nadia Pacher e Alessandra Faraco (CASLA JUR).

O grupo de Pesquisa Interconexões também terá participação na disciplina, ofertando cursos de capacitação aos faxinalenses em oficinas participativas:   Andrea Mayer Veiga (engenheira agrônoma), Adelita Stanisky (geógrafa), Franciele Moreto (pedagoga), Ronir de Fatima G. Rodrigues (educadora), Miriane Serrato (graduanda de Geografia), Tamires Benky (administradora) e Nilvan Laurindo (pedagoga).

PROGRAMAÇÂO

A programação das atividades inclui aulas e leituras de textos, oficinas participativas, visitas ao território.

Segunda (16):

09h00 as 15h00

Por uma epistemologia da diversidade e dos espaços marginais: (in)justiça ambiental, sujeitos subalternos, discursividades e res(x)istências no contexto do socioambientalismo contemporâneo.

Coordenação:

Prof.Dr. Dimas Floriani (MADE-UFPR)

Prof.Dr. Almir Nabozny (PPGEO, UEPG)

Prof. Dr. Luiz Alexandre (PPGEO, UEPG)

16h00 produção de texto

Local: Casal Latino-americana, Curitiba, Paraná.

Terça (17):

9h00 as 15h00

UNIR  - Genero, territorialidade e Espiritualidade de Povos e Comunidades Tradicionais

Coordenação:

Prof. Dr.Josué da Costa Silva (PPGEO, UNIR)

Prof. Dr.Maria das Graças Silva Nascimento Silva (PPGEO, UNIR)

Prof. r. Ezequiel Westphal (IFPR, Paranaguá)

16h00 - Produção de texto

Local: Casa Latino-Americana, Curitiba-Paraná

Quarta (18)

09h00 as 15h00

Geograficidades, Territorialidades e Paisagens em Comunidades Rurais Tradicionais

Prof. Dr. Nicolas Floriani (PPGEO, UEPG)

Prof. Dr.Adnilson Almeida Silva (PPGEO, UNIR)

Prof. Dr.Celbo A. Fonsceca Rosas (PPGEO, UEPG)

16h00 - produção de texto

Local: UEPG, Campus Uvaranas, CIPP

Quinta (19)

9h00 - as 15h00

Historicidades, Memória E Paisagem Em Comunidades Rurais Tradicionais

Coordenação:

prof.Dr. Ancelmo Schorner (PPGH, UNICENTRO)

Prof. Dr. Adilçon Campigoto (PPGH, UNICENTRO)

Prof.Dr. Antonio Halisky (UFPR, Litoral)

16h00 - produção de texto

Local: UEPG, Campus Uvaranas, CIPP

Sexta (20)

09h30 - Recepção da Comunidade aos Participantes

10h00 - História Vernacular Regional do Faxinal Sete Saltos e Conflitos Socioterritoriais Passados e Atuais

Coordenação: Prof. Msc. Marilei Ferreira e Marli Chagas.

13h30 - - Visita Guiada ao Território - Geossímbolos passados e atuais do Faxinal: Floresta, Criadouro e Terras de Plantar: práticas produtivas, religiosas, festividades.

Sábado (21)

9h00 as 12h00 -Curso De Capacitação Em Empreendedorismo E Economia Solidária (Interconexões e IESOL)

Profa. Dra. Reydi Rolim de Moura (IESOL, UEPG)

Administradora Tamires Benki (Interconexões, UEPG)