Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

12/09/2017 - 10h45 / Atualizada 12/09/2017 - 15h10

Servidor da UEPG participa de Encontro de Astronomia

A presença de Maurício José Kaczmarech, funcionário de Departamento de Administração da UEPG, no Encontro Paranaense de Astronomia (14° EPAST) ocorreu nos espaços de palestra, painel e seminário

por Marilia Woiciechowski

O servidor Maurício José Kaczmarech em palestra sobre material didático para o ensino da Astronomia no 14º Encontro Paranaense de Astronomia ocorrido na UTFPr de Pato Branco.

O contato entre os interessados pela Astronomia e Astronáutica e seus campos especializados motivou a participação de Maurício José Kaczmarech, funcionário do Departamento de Administração da UEPG, no Encontro Paranaense de Astronomia (14° EPAST) promovido pelo Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro), no Campus de Pato Branco da UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná), de 07 a 10 de setembro de 2017. No evento que reuniu astrônomos profissionais, astrônomos e artes com as ciências do espaço, autodidatas, professores e estudantes dos três graus de ensino (fundamental, médio e superior) e interessados pelo tema, Maurício Kaczmarech participou dos espaços de palestras, painel e seminário.

No espaço de palestra no qual apresentou o tema “Materiais didáticos para o ensino de astronomia: do comum ao incomum”, Maurício tratou da forma de organização de uma exposição executada no Museu Campos Gerais da UEPG. O servidor explica que a exposição com a temática astronômica evidenciou o significado da atividade, indicando como uma mostra didática deve ser elaborada. “A palestra registrou como a exposição didática para museu deve ser elaborada, qual o tipo de material a ser exposto, além de dos ditames a serem seguidos para que a mostra seja integrada e informativa – e atinja o seu objetivo – informar e incentivar o gosto pelo tema”.

A presença do servidor no evento também ocorreu com Painel sobre Astrofilatelia e no seminário com o tema “Exposição sobre asteroides no Museu Campos Gerais: exemplo de organização de uma exposição didática”. Na exposição, Maurício apresentou diversos materiais, com destaque para uma série de cartazes produzidos para o público jovem. O material foi planejado e confeccionado por Kaczmarech. “O material foi orientado para o público infantil. É uma faixa etária que merece atenção especial, e material adequado às suas características”, diz o servidor acrescentando que “a preocupação é com material chamativo, colorido e até com personagem guia do tema, principalmente no meio estudantil”.

Ciências do Espaço

O 14º EPAST divulgou as ciências do espaço, que abrangem desde áreas teóricas, práticas e técnicas, em espaços de palestras, minicursos, apresentações de resumos, exposições e debates. Também teve como propósito a integração das pessoas interessadas pelo tema; e o incentivo às carreiras científicas entre estudantes de todos os graus de ensino. Ainda foi meio de atualização e aprofundamento de conhecimentos para professores, ferramenta de divulgação científica entre a população, e elemento de apoio ao ensino não só da astronomia, mas de outras ciências. Entre outras atividades, o evento proporcionou em 2017 momentos como concurso de astrofotografia, sessões de planetário, e visita à cratera de impacto de meteoro.