Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

12/09/2017 - 17h11

UEPG recebe audiência pública sobre as IESS no dia 18

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe, na próxima segunda-feira (18), a Audiência Pública “A conjuntura, os desafios e a importância das universidades públicas do Paraná”. O encontro terá início às 19 horas, no Grande Auditório do Campus Central da UEPG, contando com presença de autoridades universitárias, deputados estaduais, representantes (local e estadual) do Comitê em Defesa das Instituições Estaduais de Ensino Superior – IESS/PR, entidades sindicais representantes dos docentes e servidores técnicos e do movimento estudantil.

A proposta de realização da audiência pública é do deputado estadual Tercílio Turini, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), juntamente com os deputados Péricles de Mello e Tadeu Veneri, que presidem, respectivamente, as comissões de Cultura e de Direitos Humanos e da Cidadania. Eventos semelhantes já ocorreram no Plenarinho da Alep, em Curitiba; e na Unioeste, em Cascavel. No dia 22/9, será realizada na UEM, em Maringá

O objetivo é contribuir para as universidades apresentarem seus problemas, principalmente de falta de recursos e de pessoal, e esclarecerem informações sobre a situação financeira das instituições. Está confirmada a participação da professora Augusta Pelinski Rahier, do Departamento de Economia da UEPG, organizadora do livro “As universidades estaduais e o desenvolvimento regional no Paraná”, publicado recentemente. A obra é resultado de uma investigação conjunta de pesquisadores da UEPG, Unicentro, UEL, UEM e Unioeste.