Terça-feira, 24 de abril de 2018

27/09/2017 - 14h00 / Atualizada 27/09/2017 - 16h48

Sebisa lança Campanha de Doação de Corpos no HU

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

O Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) promoveu o lançamento da Campanha de Doação de Corpos, nesta quarta-feira (27), no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). A ação envolveu a conselheira do Conselho  Estadual de Distribuição de Cadáveres do Paraná (CEDEC/PR), professora Julianne Milleo, e a acadêmica Maria Domenica Christiano Nadal, do 2º ano do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e estagiária na disciplina de Anatomia Humana. A campanha tem objetivo informativo para atender a uma demanda pedagógica no ensino da anatomia humana.

A diretora do Sebisa, Fabiana Postiglione Mansani, explica que, esta é a primeira vez que uma campanha acontece com essa finalidade em hospitais da região dos Campos Gerais, o que ressalta a importância dos trabalhos realizados pelo Sebisa através de sua representação junto ao CEDEC/PR.

A aluna Maria Domenica comenta que, para a campanha, foi confeccionado um material de divulgação, através de banners e folders, para distribuição na semanas acadêmicas dos cursos. "Foi criado um e-mail e estudamos dados sobre o CEDEC/PR, através da professora Julianne Milleo. A partir dessa divulgação, as pessoas começaram a se interessar em doar corpos. Elas ligavam ou enviavam e-mail, perguntando como seria feita a doação e qual o trâmite a ser seguido".

Segundo a acadêmica, no início de 2017 foi criado uma página da campanha dentro do portal da UEPG (http://www3.uepg.br/corpos/) sobre doação de corpos. "Na página constam todos os procedimentos para a doção em vida e doação após a morte. No ano passado, tivemos cadastrados, com a documentação legalizada e completa, nove corpos que serão doados para os laboratórios de anatomia da UEPG, para serem estudados na disciplina de Anatomia Humana".

Domenica lembra a importância da doação de corpos. "Os corpos doados são utilizados para fins de estudo e pesquisa, contribuindo para melhorar a formação técnica de profissionais da área da saúde; também permitem desenvolver técnicas cirúrgicas mais eficientes e menos invasivas. Possibilitam ainda desenvolver pesquisas médico-científicas; contribuem para a formação ético-humanista; e possibilitam estudar e conhecer as variações anatômicas das estruturas e órgãos que formam o corpo humano".

Os interessados em fazer doação podem mandar email para o endereço doacaodecorpos.uepg@outlook.com ou podem ligar para (42) 3220-3101.

Projeto

O conhecimento da disciplina de Anatomia Humana é fundamental na formação básica de profissionais que atuam na área de saúde e biológicas, tais como: médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas entre outros. As habilidades e os conhecimentos adquiridos a partir do uso de corpos doados desempenham papel crucial na formação de profissionais altamente capacitados e diretamente beneficiando os futuros pacientes.

A disciplina de anatomia é ofertada no primeiro ano dos cursos de graduação e serve como base para disciplinas relacionadas, como biologia celular, histologia, embriologia, fisiologia, biofísica, zoologia comparada ente outras. De acordo com o texto publicado pela University of South Dakota (Estados Unidos) o cadáver serve como primeiro paciente dos alunos, ensinando-lhes respeito e profissionalismo.

Os livros e modelos didáticos só conseguem transmitir aos graduandos cerca de 80% do que eles precisam aprender sobre a anatomia humana e os 20% restantes devem ser aprendidos na prática com cadáveres. O programa de doação de corpos é relevante para as aulas de anatomia humana. Desde 2007, foi instituído o Conselho Estadual de Distribuição de Corpos (CEDEC) o qual está comprometido com pesquisa e educação e tem como foco principal angariar e distribuir cadáveres humanos para fins de estudos nas IES/PR.