Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

10/10/2017 - 15h55 / Atualizada 10/10/2017 - 16h31

Bolsita PIBIC é premiado em congresso na Unicamp

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

O acadêmico David Zampier, do terceiro ano do curso de Engenharia de Computação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi premiado com o primeiro lugar no XI Congresso de Agroinformática - XI SIBIAGRO, realizado de 2 a 6 de outubro no Centro de Convenções da Unicamp - em Campinas (SP). Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC, Davie Zampier apresentou o artigo com o tema 'Influência da resolução espacial em imagens obtidas por RPA na estimativa de doenças na soja', premiado com o primeiro lugar na modalidade artigo completo de iniciação científica. Além de Zampier, assinan o trabalho Antônio David Viniski, Gislaine Gabardo, Alessandro Stachak, Alaine Margarete Guimarães e Maristella Dalla Pria.

Zampier teve orientação da professora Alaine Guimarães (Departamento de Informática) e co-orientação de Antônio David Visniski, mestrando do programa de pós-graduação em Computação Aplicada. O trabalho faz parte do projeto de pesquisa sobre o uso de drones (RPAs - do inglês Remotely Piloted Aircraft) na agricultura, sendo desenvolvido pela equipe do Laboratório Infoagro. Conta também com a participação da professora Maristela Dalla Pria e de Gislaine Gabardo, docente e discente do doutorado em Agronomia.

David explica que quando submeteu o trabalho para o congresso e foi selecionado para concorrer ao prêmio, teve que apresentar o trabalho oralmente e responder um conjunto de perguntas formuladas pela banca, integrada por dois docentes da Unicamp e um pesquisador da  Embrapa.

De acordo com a professora Alaine, essa premiação é resultado de um trabalho em equipe multidisciplinar e mostra como as pesquisas de iniciação científica conduzidas de forma integrada com a pós-graduação podem resultar em trabalhos de elevada qualidade. "É muito importante que os alunos de iniciação científica tenham contato com os alunos de pós-graduação, para que suas pesquisa sejam bem sucedidas". A professora agradece a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) por permitir que alunos de pós graduação coorientem alunos de iniciação científica.

O Congresso Brasileiro de Agroinformática - SBIAGRO é o principal evento científico da área de informática aplicada à Agricultura no Brasil. É promovido pela Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro) com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Nessa edição teve como tema central 'Ciência de dados na era da agricultura digital'. O evento foi organizado pela Embrapa Informática Agropecuária e pela Unicamp.