Domingo, 22 de outubro de 2017

10/10/2017 - 16h04 / Atualizada 10/10/2017 - 16h34

Prêmio Capes 2017 destaca tese defendida na UEPG

Trata-se da maior premiação do país no gênero. Neste ano, foram avaliadas teses defendidas em 2016

A tese de Silvana Stremel, defendida em 2016, no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi destacada com ‘Menção Honrosa’, no Prêmio Capes de Tese 2017, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado foi publicado nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União. A entrega ocorrerá em 7 de dezembro, em Brasília.

Com orientação do professor doutor Jefferson Mainardes, o trabalho da doutora Silvana Stremel versa sobre “A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil”. A análise envolveu a investigação de processos que permeiam a história da política educacional como um campo específico, bem como a identificação de demarcações temporais no processo de constituição desse campo no contexto brasileiro. 0s resultados indicaram que se trata de um campo em construção, ainda com diversas questões a serem resolvidas com vistas a sua consolidação.

Silvana Stremel obteve a titulação de doutora pela UEPG em 2016, onde também fez o curso de mestrado (2011), apresentando a dissertação “A organização da escolaridade em Ciclos de Aprendizagem: uma análise dos processos de recontextualização e de formulação de políticas”, também orientada pelo professor Jefferson Mainardes. Ela graduou-se em Pedagogia pela UEPG, em 2008. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Veja as teses premiadas e a destacadas com menção honrosa AQUI.

EVOLUÇÃO

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Osnara Maria Mongruel Gomes, ressalta a importância da conquista para o PPGE e para a pós-graduação da UEPG. “Trata-se do resultado de uma política de incentivo à verticalização do ensino que se consolida com a evolução do programa de pós-graduação nas avaliações quadrienais da Capes”, diz a pró-reitora, lembrando que na avaliação de 2017, recentemente divulgada, que o Programa de Pós-Graduação em Educação teve o conceito elevado de 4 para 5. “A história da pós-graduação stricto-sensu da UEPG teve início em 1994, justamente com a oferta do mestrado em Educação”, comenta.

Hoje, a UEPG conta com 35 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo: 22 mestrados acadêmicos, três mestrados profissionais e dez doutorados acadêmicos, todos reconhecidos pela Capes. Na avaliação quadrienal de 2017, além do PPGE, obtiveram o conceito 5, os programas de pós-graduação em Agronomia, Geografia, Odontologia e em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Dois programas de mestrado, o conceito elevado de 3 para 4 (Estudos da Linguagem e Química Aplicada). Todos os demais mantiveram os conceitos obtidas na avaliação de 2013.