Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

11/10/2017 - 14h35 / Atualizada 11/10/2017 - 14h34

Sipat começa na segunda-feira (16)

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  (CIPA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, na próxima segunda-feira (16) até sexta-feira (20), a 14ª  edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT. O evento é destinado aos servidores (técnicos e docentes) e se desenvolve no Auditório do Observatório Astronômico, das 8h às 12h. A semana emitirá certificado de 20h aos participantes.

Com o tema 'Saúde e Segurança, eu cuido todos ganham', a semana proporciona um espaço de informação e integração para os servidores e tem objetivo de promover a reflexão com a comunidade universitária, sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho. Também visa despertar nos servidores o senso crítico, em relação aos cuidados com a segurança, divulgar a prevenção de acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais.

Em sua programação, a semana oferece aos participantes palestras e atrações culturais, concurso de fotografias e o tradicional concurso  de paródias com premiação para primeiro e segundo lugar. As inscrições deverão ser efetuadas, atendendo ao regulamento no período de 11 de setembro a 18 de outubro através do e-mail cipa@uepg.br e/ou na Seção de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho 3º piso - Bloco da Reitoria. Na etapa do julgamento serão observados os seguintes critérios respectivamente: originalidade, criatividade, adequação obrigatória ao tema e apresentação, para participação serão somente consideradas as composições originais.

Para as paródias, o número de participantes ou grupos será ilimitado e direcionado a servidores (técnicos e docentes) ou acadêmicos da UEPG. Será obrigatório que cada grupo de participantes tenha no mínimo um servidor (técnico ou docente) e/ou acadêmicos da UEPG. O tema da paródia deverá estar relacionado com a Segurança do Trabalho. No ato da inscrição o candidato deverá entregar quatro cópias da letra da paródia, contendo: nome da música original; nome do intérprete da gravação original; nome da paródia; nome do intérprete da paródia; nome dos acompanhantes, caso houver. O número de músicas inscritas por participantes é de, no máximo duas.

Já para o concurso de fotografias, a apresentação deverá ser individual (técnico ou docente) ou acadêmicos da UEPG. O participante deverá fotografasr uma condição insegura encontrada dentro da instituição, e ao lado colocar uma foto de como seria a condição ideal. Essa segunda imagem pode ser retirada da internet. As fotos deverão ser encaminhadas para o endereço cipa@uepg.br até o dia 18 de outubro, contendo a foto original e o nome do funcionário. O número de fotos inscritas por participantes é de, no máximo duas. Mais informações podem ser obtidas nos locais da inscrição.