Domingo, 22 de outubro de 2017

« voltar

11/10/2017 - 14h38 / Atualizada 11/10/2017 - 15h42



Seminário “Acessibilidade: Há Sensibilidade?” abre na segunda


por Carlos Alberto Mayer

Organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-Pr) será realizado nesta segunda-feira, (16), das 8h às 12h e das 18h30 às 22h, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, o Seminário Acadêmico “Acensibilidade: Há Sensibilidade?”. Esse evento, de cunho acadêmico, será levado a efeito dentro da programação do Fórum de Acessibilidade 2017 – Ponta Grossa.

O objetivo da promoção, que recebe a chancela da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é desenvolver a composição da etapa de exposição acadêmica intrínseca do fórum, que vai possibilitar com que os estudantes e os profissionais que trabalham com diversas atividades inerentes às áreas de engenharia e arquitetura possam participar através da apresentação oral e de banners sobre a temática da Acessibilidade.

Segundo a professora Maria Salete Marcon Gomes Vaz, diretora do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia (SCATE), o cronograma deverá ser divulgado na sequência. Serão consideradas diversas categorias como ‘Acessibilidade na cidade’, na qual deverão ser submetidos os trabalhos cuja temática venha a abordar a acessibilidade na área urbana, relativo ao planejamento, gestão e manutenção. Na categoria de ‘Acessibilidade na construção civil’, serão submetidos os trabalhos cuja temática possa abordar a acessibilidade nas edificações e obras civis.

Já na temática de ‘Acessibilidade: aportes teóricos e normativos’ devem ser submetidos os trabalhos que possuem como fulcro a legislação, as normativas e a discussão teórica acadêmica acerca da Acessibilidade. Na área de ‘Educação e acessibilidade’, estarão inseridos à submissão os trabalhos com temática relacionada à inclusão na educação formal e informal e à educação como ferramenta para propagação da ideia da acessibilidade universal. E na ‘Tecnologia e acessibilidade’ farão parte os trabalhos cuja temática seja relacionada ao uso da tecnologia para promoção de acessibilidade.

A diretora do SCATE enfatiza que o seminário busca a sua multidisciplinaridade. Todas as temáticas devem ser enquadradas em alguma das categorias em questão, que envolvam a acessibilidade. Para se inscrever, o interessado deve acessar endereço https://tinyurl.com/seminarioacessibilidade. Para mais informações, acessar o endereço https://tinyurl.com/ACESSIBILIDADE2017; a fanpage: https://www.facebook.com/hasensibilidade/; ou pelo e-mail: trabalhos.acessibilidade2017@gmail.com.
 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2017 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG