Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

11/10/2017 - 14h47 / Atualizada 20/10/2017 - 12h43

Tela Alternativa exibe Atração Fatal

Com Gleen Close, Michael Douglas e Anne Archer, Atração Fatal (Fatal Atraction) tem direção de Adrian Lyne e foi lançado em 1987

por Marilia Woiciechowski

O sucesso mundial do diretor Adrian Lyne “Atração Fatal” (Fatal Attraction, Estados Unidos, 1987) é o filme selecionado para a sessão da quarta-feira (01 de novembro) do projeto de extensão Tela Alternativa da UEPG. Do ciclo representação da masculinidade, o filme será exibido, às 19h30, no Auditório B, do Cine Teatro Ópera (Rua XV de Novembro, 472). A professora doutora Mariza Boscacci Marques, do Departamento de Química e na coordenação do projeto, convida o público da comunidade universitária e externa a participar das sessões do Tela Alternativa que já discutiu (e discute), no segundo semestre de 2017, representações de gênero no cinema, iniciando o último ciclo, em 08 de agosto, com Priscila, a Rainha do Deserto (Stephan Elliott; 1994); e encerando com Thelma & Louise (Ridley Scott, 1991), em 05 de dezembro.

Com o olhar voltado à formação de plateia crítica, o Tela Alternativa tem desenvolvimento através da parceria com a Fundação Municipal da Cultura – e como proposta atende os acadêmicos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SECIHLA), estendendo-se para os interessados em geral da comunidade universitária, ponta-grossense e regional. Para os participantes, a coordenação fornece certificados, observando-se o número de sessões assistidas. Os certificados são fornecidos pela Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais. O propósito das sessões deste ano foi possibilitar uma compreensão das questões de diversidade não apenas no cinema americano, mas também em outras nacionalidades (dentro e fora do circuito comercial). Também fornecer um panorama dos fatores industriais, socioculturais e estéticos que tem moldado as representações de gênero.

Amante Desequilibrada

Enquanto a mulher e a filha de seis anos estão fora da cidade, o advogado Dan Gallagher (Michael Douglas) acaba se envolvendo com Alexandra Forrest (Glenn Close). Mas o caso que parecia ser um fácil “pulo fora”, traz sérios problemas para o advogado e sua família. A psicopata “Alex” passa de um simples caso a um pesadelo. O filme é até hoje lembrado por trazer Glen Close (em sua melhor fase) como a loira fatal que seduz Dan Gallagher – e aterroriza um casamento estável do advogado com Betth (Anne Archer). Dan não imaginava que aquela aparente noite de sexo – que acreditava, sem envolvimento emocional da sua parte, seria bem diferente para Alex. A mulher passa a manipulá-lo com sua carência doentia que se transforma numa perigosa fixação. Alex é a representação da amante desequilibrada que todo homem teme.