Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

11/10/2017 - 17h14

Pedagogia promove Semana Acadêmica de Educação

O aprofundamento de reflexões em torno das temáticas que envolvem a escola, a gestão escolar e o trabalho docente na contemporaneidade orienta a programação da vigésima quinta edição da Semana da Educação – e da primeira Semana Acadêmica da Pedagogia EAD da UEPG, de 16 a 20 de outubro. Para a edição deste ano, a organização destaca o tema Escola, Gestão e Trabalho Docente: desafios contemporâneos. Com programação no Auditório e Miniauditório; salas de aula e Miniauditório do Blooco B da instituição, a semana tem como foco a discussão sobre os desafios contemporâneos que se colocam à escola, à gestão escolar e ao trabalho docente. As inscrições seguem até 13 de outubro (https://xxvsemanadeeducacao.wordpress.com/programa/).

Como ressaltam os organizadores, o evento visa promover debates e reflexões sobre o espaço da escola pública em sua interseção com a conjuntura social, as políticas educacionais e as práticas dos diferentes atores. Também pontuam que o evento busca contribuir para a formação inicial dos acadêmicos de Pedagogia e continuada dos profissionais da educação, integrando universidade e educação básica e graduação e pós-graduação. Neste aspecto, a semana vai registrar momentos de trabalho que estimulem a socialização da produção científica desenvolvida por meio da pesquisa e das atividades de estágio e de inserção e problematização nas realidades educativas.

Conferência Magna

Para esse propósito, a organização realiza um programa de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos no formato comunicação tanto por estudantes da graduação como também por egressos e pós-graduandos. A realização da semana tem a preocupação de contribuir para a formação inicial dos acadêmicos de Pedagogia e continuada dos profissionais da educação, integrando universidade e educação básica e graduação e pós-graduação; socializar a produção do conhecimento desenvolvida nos processos de pesquisa, estágio e problematização do trabalho educativo; e propiciar aos estudantes de graduação a vivência de uma semana acadêmica com espaços de debate e publicização de pesquisas capazes de impactar positivamente na formação de sua identidade profissional.

O professor da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade de Campinas), Pedro Ganzeli, vai proferir a conferência magna “Gestão da Escola Pública: planejamento participativo e democrático”, na abertura da XXV Semana de Educação, às 19h, no Auditório do Campus Central, em 16 de outubro. O palestrante é coordenador do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE) e integra o corpo docente do Departamento de Política, Administração e Sistemas Educacionais daquela instituição. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, o professor Pedro também foi diretor da Associação Nacional de Política e Administração – Seção São Paulo (ANPAE/SP) e é membro da diretoria nacional (2016-2017).

Outros Temas

A programação do evento destaca também a palestra “Escola, gestão e burocracia” (17 de outubro), também no Auditório do Campus Central (19h), com a presença do professor Ângelo Ricardo de Souza da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Mestre e doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP, na instituição atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Para 18 de outubro, o programa registra as mesas redondas “O papel do estágio na formação de professores na escola contemporânea”, às 19h, com a formação (Marcos Gehrke (Unicentro), Cassiana Magalhães (UEL) e Lucineia Lazaretti (UEM); e “Política, gestão e práticas pedagógicas na escola do campo” (19h), ambas no Auditório do Campus Central. Participam da mesa: Maria Antônia de Souza (UEPG/UTP) e Rosana Aparecida da Cruz (SME – Tijucas do Sul).

Outras informações sobre os eventos estão disponíveis em (https://xxvsemanadeeducacao.wordpress.com/programa/).