Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

14/11/2017 - 10h22 / Atualizada 14/11/2017 - 10h30

Jornalismo promove palestra com o pesquisador argentino

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove na sexta-feira (17), a partir das 9 horas, a palestra “Jornalismo e Povos Indígenas: memórias e história da luta pela terra”, que terá como debatedor o docente e pesquisador da Universidade Nacional de Salta (UNSA/Argentina), Emiliano Venier. A atividade tem apoio da Universidade Estadual de Centro-Oeste (Unicentro), que viabilizou a vinda do pesquisador ao Brasil.

O evento é gratuito e ocorrerá no mini-auditório do bloco B do Campus Central. O tema foi escolhido pelo próprio pesquisador argentino. A região da província de Salta, no Norte do país, tem forte influência da cultura indígena.

Emiliano Venier é professor, pesquisador e extensionista da Universidade Nacional de Salta. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Córdoba, tem mestrado em Planejamento e Gestão de Comunicação pela Universidade Nacional de La Plata e é doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de Jujuy.

A palestra também faz parte do estreitamento das relações do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo da UEPG com demais instituições da América Latina. Em 2017, também foi realizada uma agenda de encontros com o pesquisador César Arrueta, da Universidade Nacional de Jujuy, também da Argentina, como parte da programação do XX Seminário de Inverno.

Para a professora Karina Janz Woitowicz, coordenadora do Mestrado em Jornalismo, as iniciativas de intercâmbio entre pesquisadores ajudam a fortalecer parcerias com a comunidade internacional. “Participação em eventos, cursos, publicações, intercâmbios e pesquisas conjuntas são formas de promover o diálogo e oportunizar a difusão científica entre os países”, observa.