Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

14/11/2017 - 14h23 / Atualizada 14/11/2017 - 15h30

Grupos de três capitais se apresentam no Fenata nesta quarta

Curitiba, Porto Alegre e Recife estão representadas, nesta quarta-feira (15), na programação do 45º Festival Nacional de Teatro Amador – Fenata, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Destacado entre os principais e mais longevos eventos do gênero no país, o festival reúne 36 grupos teatrais de várias regiões, distribuído nas mostras de teatro adulto e infantil/bonecos/animação (competitivas) e de teatro de rua, Telmo Faria, Campos Gerais e Especial (não-competitivas). O festival se encerra nesta quinta-feira (16) com a premiação dos vencedores na mostra competitiva.

O programa desta quinta-feira inicia às 14h, no Cine Teatro Pax-UEPG, com o espetáculo ‘Era uma vez: contos, lendas e cantigas’, encenado pelo grupo Rococó Produções Artísticas e Culturais, de Porto Alegre (RS). A peça tem autoria, roteiro e direção de Guilherme Ferreira. A narrativa traz a história de menino e sua bacia. Ele faz a bacia de barquinho, navega por um rio e encontra o Destino, com faz um trato. Se o garoto não conhecesse o mar, nunca morreria. Protegido pelo Destino, se aventura por rios e nuvens, porém sempre com a curiosidade sobre o havia no mar.

Na categoria teatro adulto, apresenta-se o grupo Setra Companhia, de Curitiba (PR), com peça ‘Contos de Nanook’, às 20h, no Ópera. Com texto e roteiro de Léo Moita, o espetáculo tem direção de Eduardo Ramos. A história se ambiente no continente gelado. No inverno mais rigoroso de sua existência, Nanook é um esquimó que está à espera da morte. Uma menina o encontra depois de ter atravessado boa parte do Polo Norte. Uma terceira figura, um urso polar, completa este universo, marcado por relações de sobrevivência.

O ‘Acougueiro’ fecha o dia de teatro, às 22h30, no Auditório B do Ópera, dentro da mostra Telmo Faria. O grupo Alexandre Guimarães, de Recife (PE) encena a história de Antônio que, desde menino, vivia para realizar o sonho de fugir da fome. A solução foi abrir seu próprio açougue. Seus sonhos se transformam quando se apaixona por Nicinha, uma prostituta. É uma história de amor no sertão nordestino, mas que também mostra o lado sombrio dos sentimentos humanos. O ator Alexandre Guimarães se desdobra em nove personagens, para falar de amor, preconceito e violência. O texto e direção é de Samuel Santos, com roteiro de Alexandre Guimarães.

Além desses três espetáculos, seguem as apresentações da Mostra Especial em espaços culturais alternativos da cidade, como creches, CMEIs, grupos de terceiras idade, associações de moradores, presídios e escolas. A programação completa do festival pode ser acessada no endereço www.uepg.br/fenata. Os ingressos podem ser adquiridos online pelo https://www.eventbrite.com.br/d/brazil--ponta-grossa/fenata/?mode=search.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

O projeto do 45º Fenata conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Turismo (n° 12.066 - Decreto n° 10.670/2015), que dispõe sobre benefício fiscal e municipal (ISS e IPTU) para incentivadores de eventos geradores de fluxos turísticos para o município de Ponta Grossa. É também aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ponta Grossa oferecendo aos patrocinadores os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei Bepe; além da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Patrocinam o festival a Concessionária CCR RodoNorte (patrocinadora máster há 14 anos), Sanepar, Colégio Sepam, Moinho Cidade Bella, VCG, Tratornew, Tratorcase, Magparaná, Beaulieu do Brasil e Supermercados Tozetto. São parceiros, a Fundação Municipal de Cultura, o CECI - Centro de Estudos Cênicos Integrados e o Grupo Porto Brasil. Apoiam o evento a Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, TV Educativa, TVM e os cursos de Turismo, Artes Visuais, Jornalismo e Turismo da UEPG, Acadêmicos Voluntários de diversos outros Cursos Superiores, os Projetos FocaFoto e o Projeto Cultura Plural.

O processo de captação de recursos/patrocínios e parcerias se estende até 31 de dezembro de 2017, ficando as marcas não veiculadas no material desse ano, divulgadas na próxima edição do FENATA. Veja como doar no AQUI.

Mais informações entrar em contato com a Coordenação no evento através dos e-mails 45fenata.uepg@gmail.com ou fenata@uepg.br, ou ainda através dos telefones (42)3220-3495 e 3220-3273.